Boa Cama Boa Mesa

O edifício pombalino que se tornou hotel de charme, cultura e tradição em plena Avenida da Liberdade

Recentemente remodelado, o Heritage Avenida Liberdade Hotel alia a centralidade ao charme do edifício histórico onde está instalado desde 2007. Os hóspedes são convidados a traçar o roteiro cultural da cidade com acesso a espetáculos e museus

A história do edifício salta à vista logo à chegada. Uma estrutura em madeira e vidro, recuperada da antiga vida do prédio pombalino, datado do século XVIII, dá as boas-vindas e serve de receção. O espaço, que conserva a entrada lateral original, foi ervanária, habitação e pensão, onde ficou hospedado Amadeu Souza Cardoso aquando da sua grande exposição em Lisboa, em 1916.

Várias épocas convivem na casa do Heritage Avenida Liberdade Hotel, aberto em 2007, mas o contraste entre o charme clássico e o arrojo contemporâneo tornou-se mais evidente depois da recente remodelação, que no início de 2023 concedeu renovado conforto ao hotel.

Coube ao arquiteto Miguel Câncio Martins conduzir tanto a recuperação inicial como a recente renovação de espaços comuns e decoração dos 42 quartos (desde €180), entre os quais uma espaçosa suíte sobranceira à Avenida da Liberdade. Estabelecendo uma ponte entre o passado e o futuro, preservando todos os materiais e detalhes possíveis, o objetivo foi “proporcionar um ambiente moderno, alegre e atemporal, com um toque aconchegante e sofisticado. O clima, a história e a iconografia da cidade foram a inspiração para a definição dessa nova identidade, com o design pontuado por interpretações artísticas de elementos icónicos portugueses, como azulejos e cerâmicas artesanais nas novas bibliotecas, e as formas e padrões escolhidos para o mobiliário", retrata o arquiteto.

Heritage Avenida Liberdade Hotel

Lisboa antiga
Tons sóbrios e neutros conjugam-se com motivos florais e tropicais, apontamentos metalizados e tecidos como o veludo. Já nos quartos domina a tranquilidade, quebrada por discretos detalhes de cor e fotografias a preto e branco, provenientes do Arquivo Municipal de Lisboa, que revelam cenas do quotidiano da cidade de outrora.

Lá fora chamam a atenção os icónicos azulejos azuis que parecem refletir o céu de um dia soalheiro em Lisboa, enquanto no interior saltam à vista aconchegantes pormenores de cor e exotismo, remetendo ao cosmopolitismo da cidade entre outros que aludem à arquitetura tradicional. Das janelas debruçadas sobre a Avenida ou o jardim do Torel, o mármore típico ou os azulejos que revestem chão e paredes, entre outros detalhes indiciadores das tradições lisboetas.

Entre a receção e o bar, onde apenas se servem refeições ligeiras, dada a extensa e variada oferta de restauração nas imediações, uma escada em caracol permite aceder a uma mezanine onde habita uma pequena biblioteca iluminada por amplas janelas, espaço para relaxar ou trabalhar, com acesso a computadores. Mas o segredo mais bem guardado esconde-se no piso -1, onde uma piscina interior aquecida convida a relaxar depois de um dia a explorar a cidade. No mesmo piso, pode ainda contar com um ginásio.

Heritage Avenida Liberdade Hotel
manuel gomes da costa

Roteiro cultural
Fortemente comprometido com a tradição, o Heritage Avenida Liberdade Hotel é também ponto de partida para um roteiro cultural. Além de acesso gratuito a três das principais instituições culturais da cidade: o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arte Contemporânea e a FRESS (Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva), os hóspedes podem beneficiar de diversas parcerias estabelecidas pelo Hotel, com descontos especiais para visitas e atividades na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu Medeiros e Almeida

Mas há mais: todas as estadias em quarto duplo com pequeno-almoço para a noite de domingo, ou que englobem a noite de domingo, o Heritage Avenida Liberdade Hotel dá a possibilidade aos hóspedes de desfrutarem gratuitamente do espetáculo LAURA – O Musical, a estrear em novembro, no Teatro Politeama.

Heritage Avenida Liberdade Hotel

Preservar a identidade dos edifícios originais entretanto transformados em hotéis é uma característica do grupo hoteleiro Heritage que no centro histórico de Lisboa conta com outras quatro unidades além do Heritage Avenida Liberdade Hotel (Avenida da Liberdade, 28, Lisboa. Tel. 213404040): As Janelas Verdes, Hotel Britania Art Deco, Hotel Lisboa Plaza e Solar do Castelo. Todos os edifícios Heritage foram selecionados pelo seu significado urbano e histórico, são propriedade de famílias portuguesas e encontram-se instalados em antigas casas e pequenos edifícios da zona antiga da cidade. Estando alojado em qualquer uma das unidades do grupo, é convidado a entrar, parar e apreciar, com um café, chá ou bebida, os diferentes alojamentos da insígnia Heritage espalhados por Lisboa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amfonseca@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate