Boa Cama Boa Mesa

Jantar Monumental no Porto celebra viagem entre Portugal e França a oito mãos

Jantar Monumental no Porto celebra viagem entre Portugal e França a oito mãos

Alia-se a técnica francesa aos sabores lusos, quatro chefs com estrelas Michelin – um deles pela primeira vez em Portugal – e a atmosfera de época do Le Monument, no Porto. Esta quinta-feira, 19 de outubro, promete-se uma viagem memorável pelos sentidos neste jantar especial

A noite é de festa. Esta quinta-feira, 19 de outubro, celebram-se no restaurante Le Monument, no Porto, Garfo de Prata para o Guia Boa Cama Boa Mesa 2023, os 100 anos da Maison Albar, cuja presença em Portugal é marcante no Monumental Palace, edifício de época em plena Avenida dos Aliados, desenhado pelo arquiteto italiano Michelangelo Soá.

No jantar a oito mãos promete-se, tal como é apanágio do chef anfitrião, uma viagem pelos ingredientes nacionais que o têm apaixonado e motivado diversos périplos por Portugal, expressos num menu de degustação servido no restaurante, aliados à mais aprimorada técnica francesa.

Victor Mercier cozinha pela primeira vez em Portugal

Desta vez, o chef anfitrião, Julien Montbabut ,conta com Victor Mercier, do FIEF -Fait Ici En France, finalista do Top Chef França 2018 e personalidade da nova geração da food scene de Paris, que vem pela primeira vez a Portugal, e contribui para esta viagem com as suas técnicas e conhecimentos franceses. De Lisboa chega Alexandre Silva, dos restaurantes LOCO e FOGO, e do Algarve Rui Silvestre, do restaurante, para uma noite de partilha recheada de estrelas – todos os chefs foram distinguidos pela Michelin.

Momento da egustação do Le Monument

Quisemos fazer algo diferente, mas que se relacionasse com a identidade do Le Monument, muito ligada às memórias e experiências que tive nas minhas viagens por todo o território português. Assim nasceu este conceito, que distribui por mim, pelo Alexandre e pelo Rui, o Norte, o Centro e o Sul de Portugal, respetivamente, onde cada um trabalha neste momento”, refere o chef do Le Monument.

No menu de oito momentos, dois preparados por cada chef, estão garantido “os melhores produtos, sabores e texturas das diferentes regiões de Portugal, trabalhadas por chefs exímios, com o contributo de outro chef e amigo, o Victor Mercier, que trará as mais recentes técnicas da cozinha francesa para esta viagem, que será, também para ele, um momento de descoberta da gastronomia portuguesa”, assegura Julien Montbabut.

Chef Julien Montbabut

O ‘Monumental Dinner’ tem início às 19h00, com um cocktail e apresentação dos chefs convidados, na biblioteca do hotel Le Monumental Palace. O evento prossegue para o restaurante gastronómico Le Monument, às 19h45. A harmonização vínica é com néctares da Quinta do Noval, reconhecida mundialmente pela produção de vinho do Porto e Douro de alta qualidade.

O jantar de celebração dos 100 anos do grupo Maison Albar Hotels e do edifício histórico onde se encontra o Le Monument Palace custa €290 por pessoa, com harmonização incluída. As reservas podem ser feitas através do website do Le Monumental Palace, ou por telefone 22 7662 413.

Restaurante Le Monument

Inserido no Hotel Monumental Palace, em plena Avenida dos Aliados, sobre o Le Monument https://www.maison-albar-hotels-le-monumental-palace.com/pt/page/le-monument.3809.html, (Le Monumental Palace, Avenida dos Aliados, 151, Porto. Tel. 227662415) distinguido com Garfo de Prata, pode ler-se no Guia Boa Cama Boa Mesa 2023: “A sala exuberante remete para uma era de ouro de glamour e elegância. Forrada a materiais nobres e plena de detalhes, oferece o conforto de uma viagem no tempo, que combina na perfeição com a cozinha do chef Julien Montbabut. Desde que chegou a Portugal, tem empreendido uma viagem em busca dos melhores e mais desafiantes produtos nacionais. É essa a aventura que se narra em 10 ou 14 paragens por diversas regiões portuguesas, com os respetivos néctares a acompanhar. Elevada técnica e savoir- -faire francês, aliados às tradições lusas, resultam numa conjugação feliz entre estética e sabor que encanta e entretém em pratos que variam ao sabor da disponibilidade de ingredientes locais. Desperte os sentidos com “Cogumelos, bacalhau, porco Bísaro”, revisite o clássico “Sapateira, mostarda savora, yuzu”, do fumeiro escolha a “Enguia fumada Hardy, foie gras, toranja” e faça um pedido especial de “Peixe-galo, cebola azeda”. Para o final está reservada a alegria das “sobremesas da Joana”, um desfile de “Limão, eucalipto”, “Ananás, baunilha” e “Chocolate e trufa”.

Hotel Monumental Palace

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate