Tascas, Petiscos & Doces

Com vinhos e petiscos, até 22 de outubro é tempo de "lourear a pevide" em Ponte de Lima

Lourear a Pevide em Ponte de Lima
Lourear a Pevide em Ponte de Lima

Mais de duas dezenas de tascas e restaurantes de Ponte de Lima levam à mesa petiscos e vinho verde da casta Loureiro, por apenas €3,50. Já na terceira edição, a iniciativa “Lourear a pevide” prolonga-se até domingo, dia 22 de outubro

Explica a Câmara Municipal de Ponte de Lima que "Laurear a pevide”, significa passear, estar sem fazer nada e sem preocupações. A expressão tem duas variantes "larear a pevide” e "laurear a pevide”. Larear é o mesmo que andar ao laré, ou seja, "vadiar”, "não fazer nada”. Pevide significa "nada”. Quanto a laurear, trata-se de uma variante de larear. É com este significado bem presente que a autarquia minhota convida a “um bom copo de vinho Loureiro e duas de treta numa esplanada na vila mais antiga de Portugal”. O resultado, garante, é o “mais divertido evento de vinho”, que pretende promover o consumo de vinho a copo da casta Loureiro e, ao mesmo tempo, dar a provar petiscos regionais do bolinho de bacalhau ao lombo de cachaço.

Bolinhos de bacalhau
CM Ponte de Lima

A terceira edição do roteiro enogastronómico “Lourear a pevide” está a decorrer até dia 22 de outubro, em duas dezenas de tascas e restaurantes do concelho de Ponte de Lima, com as colheitas produzidas no concelho, com os seus toques cítricos e florais, alguma acidez, características do Vinho Verde Loureiro. Em cada local, é possível comer um petisco local e beber um copo de vinho por apenas €3,50. A oferta petisqueira é muito variada e vai desde o simples bolinho de bacalhau até ao lombo do cachaço.

Petiscos
CM Ponte de Lima

Como referência, no Solar da Picota é possível pedir Arroz de lulas com mexilhão, com copo de Loureiro da Casa da Cuquinha, o mesmo vinho que harmoniza com Bolinhos de bacalhau na Taberna 27. Na Taberna da Porta Vermelha é servida uma Tábua de queijo, azeitonas, compota e broa, com Loureiro Stilla Pura Grande Escolha, e na Tasca das Fodinhas, pode pedir uma Fodinha (Patanisca) de bacalhau harmonizada com vinho da Adega de Ponte de Lima, que também harmoniza com Pastel Limiano no espaço D’Pepita. Na Casa Folar Limiano sugere-se Folar Limiano tostado com lombo de cachaço fatiado e queijo com vinho Escolha Vinhas do Cruzeiro. Pode consultar todos os petiscos e vinhos apresentados nas tascas e restaurantes na página do “Lourear a pevide”.

Gastronomia de Ponte de Lima
CM Ponte de Lima

Carne minhota em fim de semana gastronómico

Tome nota: nos dias 3, 4 e 5 de novembro, Ponte de Lima é palco da iniciativa “Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota”. Para além de pratos preparado com este produto endógeno, as unidades hoteleiras aderentes atribuírem um desconto de 10% em alojamento, noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, é oferecido um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo.

Carne Minhota
CM Ponte de Lima

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate