Vila do Conde
Loading...

Boa Cama Boa Mesa

Entre o mar e o rio, um roteiro para conhecer Vila do Conde

(VÍDEO) O passado e o presente desta região piscatória descobrem-se nos poemas de José Régio, nas rendas de bilros e nas mesas fartas de sabores do mar. Entre o rio e o mar, que moldam paisagem e tradições, Vila do Conde é conhecida como a “Princesa do Ave”

VÍDEO: Em Vila do Conde, a renda de bilros é a memória viva de um tempo em que as mulheres procuraram novas formas de sustento, enquanto os homens tentavam a sorte no mar. O Museu das Rendas de Bilros, único no país, é guardião deste saber fazer, tanto através do núcleo museológico, como da escola que ainda hoje ensina esta arte a rendilheiras de todas as idades. Aqui, está exposta a “Maior Renda de Bilros do Mundo”. Conheça ainda a Casa José Régio, dedicada ao poeta nascido em Vila do Conde.

Entre o rio e o mar, que moldam paisagem e tradições, Vila do Conde é conhecida como a “Princesa do Ave”. Da réplica da nau quinhentista ao património edificado, com destaque para o Mosteiro de Santa Clara, este é um destino virado ao mar, que pode ser descoberto através da marginal atlântica, contígua ao extenso areal de praias de Bandeira Azul ou da Ecovia do Litoral Sul. Nas Caxinas sente-se a força da tradição e à mesa não falta oferta que chega do Atlântico. No restaurante Rio By Paulo André encontram-se dois menus de degustação, um dos quais totalmente dedicado ao mar, já no Salitre, os peixes grelhados à Bulhão Pato e o Arroz de sardinha são especialidades da ementa. Neste passeio de descoberta, faça uma paragem no Villa C Boutique Hotel, na zona da Azurara.

Mar e rio em Vila do Conde
Mar e rio em Vila do Conde
CM Vila do Conde

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 7 de outubro de 2023, conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional. Este é décimo episódio da trigésima segunda temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate