Boa Cama Boa Mesa

Karpa, uma viagem ao novo “clube secreto” de experiências japonesas em Faro

Novo restaurante Karpa – Japanese Experience, em Faro
Novo restaurante Karpa – Japanese Experience, em Faro
Andre Pires Santos
Referência no Algarve, a partir do restaurante Alameda, em Faro, Rui Sequeira é um chef que vai dar muito que falar. Agora, é tempo de fazer a viagem até ao mais recente projeto, de nome Karpa, onde se servem degustações Omakase em atmosfera inspirada nas tabernas japonesas. A técnica é nipónica, os produtos maioritariamente algarvios e nacionais

“Por favor, não olhe através desta janela”. O pedido aguça a vontade em decifrar o que esconde, afinal, o número 5 da Rua do Motoclube, em Faro. É uma sala em tons de vermelho, com quadros, néones e iluminação direcionada. Um balcão, cadeiras de veludo, sofás e mesas de refeição, algumas mais discretas, entre cortinas, compõem o ambiente urbano e de sofisticação moderada do novo restaurante Karpa – Japanese Experience. A orientar a cozinha aberta está o chef Rui Sequeira, que soma e segue: este é o seu quarto projeto na cidade, depois de abrir os restaurantes Alameda e Monky, e o The Flower Bar & Coffee Shop, em parceria com a mulher, Cristina Monteiro.

Novo restaurante Karpa – Japanese Experience, em Faro
Andre Pires Santos

É suposto que o Karpa funcione como um “clube secreto que transcende as fronteiras do espaço e do tempo”, unindo dois mundos japoneses, o da típica tasca Izakaya, apresentada como “um abrigo para almas sedentas e famintas” e o Omakase, onde o cliente se entrega a um menu de degustação, com 12 momentos (€65) escolhido pelo chef, embora também possa pedir à carta. “Recorremos à técnica clássica japonesa, usando produto maioritariamente algarvio e português”, explica Rui Sequeira. O arroz é cultivado em Alcácer do Sal e o peixe “é todo do Algarve”, comprado pelo chef duas vezes por semana, em lota, e maturado no restaurante.

Novo restaurante Karpa – Japanese Experience, em Faro
Andre Pires Santos

Um cocktail introduz os primeiros snacks, um “Prego japonês crocante” com tártaro de vitela e espuma de miso branco. Sobre o pequeno tronco de madeira está ainda um “Korokke de kimchi”, uma espécie de croquete japonês composto ainda por um gel de laranja de Silves e muxama. A complementar, um reconfortante “Dashi de açorda de bacalhau”, em fusão com sabores de tradição portuguesa. Segue-se o “Usuzukuri de peixe da lota de Olhão”, cortado em finas fatias. Neste caso, é sarrajão com sete dias de maturação, juntamente com géis de ponzu e laranja e um molho ponzu de laranja algarvia (em vez do limão) a dar um toque “mais floral” à proteína. Sobre uma loiça em forma de cogumelo coloca-se, entretanto, um “Gunkan de bacalhau” de meia cura com gel de dashi e gema de ovo, sem esquecer os coentros e o alho.

Novo restaurante Karpa – Japanese Experience, em Faro
Andre Pires Santos

Inicia-se uma sequência de nigiris: de carapau maturado, de cavala grelhada enriquecido com um paté de cavala curada e alga, e uma peça à base de barriga de pargo, também maturado. O “Bao bun explosivo de bacalhau e katsuobushi” antecede um inesperado “Gunkan de gamba da costa à Bulhão Pato”. A ideia é que as pessoas “olhem para a comida e lhes pareça japonês, mas com alguns sabores que as liguem às raízes”, comenta Rui Sequeira. No momento seguinte, um “Nigiri de figo com foie gras do mar”, a viagem faz-se entre o Algarve, França e Ásia. Em vez de fígados de ganso utilizam-se fígados de tamboril curados em soja e gengibre, fumados a frio, cozinhados a baixa temperatura e congelados. Combinam com a doçura do figo da região, a amêndoa e o molho teriyaki.

Novo restaurante Karpa – Japanese Experience, em Faro
Andre Pires Santos

A segunda bebida da noite é um twist do Moscow Mule, aqui com cerveja de gengibre e chili, sumo de yuzu e infusão de alga kombu. Acompanha o excelente e contrastante momento em torno da gamba branca: serve crua e com creme do mesmo, amêndoa caramelizada, caldo frio de kimchi e uma granita de Tomate Coração de Boi à época e ponzu. Há ainda tempo para o “Temaki de ostra” da Ria Formosa, “Ika yaki” de lula recheada com shari, beurre blanc de miso e lima - versão das Lulas Recheadas à Algarvia – e para o “Kakigori de morango, wasabi e chocolate branco”, sobremesa em que releva a variação de texturas. O Karpa – Japanese Experience (Rua do Motoclube, 5, Fato, Tel. 929373135) encerra à terça e quarta-feira e só serve jantares. Pretende afirmar-se como um “espaço dinâmico e divertido”, feito a pensar numa cidade “muito cosmopolita, onde as pessoas gostam de sair e saborear boa gastronomia”, aponta o chef.

Novo restaurante Karpa – Japanese Experience, em Faro
Andre Pires Santos

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate