Boa Cama Boa Mesa

Turismo rural TEIMA destruído por fogo de Odemira

Turismo rural TEIMA destruído por fogo de Odemira

Alojamento localizado em Vale Juncal, junto a São Teotónio, foi consumido pelas chamas do incêndio que lavra desde sábado no concelho de Odemira

“É com um enorme desgosto que vos venho contar que a nossa TEIMA hoje foi consumida pelas chamas. Talvez uma das casas resista. Ainda não sabemos”. Foi com esta mensagem que, no Facebook do TEIMA Alentejo, os proprietários deram conta do sucedido.

O incêndio que lavra desde sábado, dia 4, no concelho de Odemira, ainda por controlar, alastrou a várias localidades vizinhas e acabou por destruir o empreendimento sugerido há vários anos pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, desde que abriu portas, em 2014, e que consta da edição de 2023. O monte, encontrado à época em ruínas pelos proprietários, tornou-se um dos mais apetecíveis alojamentos localizados no litoral alentejano. Com nove quartos e suítes está implantado numa extensa propriedade de cerca de oito hectares. O projeto TEIMA foi distinguido pelo Turismo do Alentejo, como Melhor Turismo Rural, em 2019.

“Não houve um bombeiro a defender-nos. Estiveram no hotel Enigma (mesmo ao lado) que até esteve mais perto do que nós e salvaram-no. De nós ninguém se lembrou apesar dos meus insistentes telefonemas com pedidos de socorro”, lamentam na mesma publicação da rede social, acrescentando que, neste momento, “a nossa tristeza e revolta é incomensurável”.

O alojamento ficará encerrado durante o que, esperam, sejam apenas “uns meses”.

TEIMA Alentejo

"Pedi ajuda à GNR e aos bombeiros para nos socorrerem porque percebi que íamos arder. Tivemos de sair do espaço por volta das 13:00 de segunda-feira e à 17:30 estava desesperada sem noticias e fui por montes e vales e vi que a casa principal estava a arder e não havia um único bombeiro", explicou Luisa Botelho, em declarações à agência Lusa.

A proprietária do alojamento localizado em Vale Juncal adiantou que chegou a pedir aos operacionais que estavam com três carros de bombeiros na estrada para ajudarem, mas que lhe responderam não terem ordens para isso. Cerca de 80% da unidade, adiantou, acabou consumida pelas chamas apesar dos insistentes pedidos de ajuda que afirma ter feito no sentido de evitar este desfecho.

Luísa Botelho diz não entender porque não foi socorrida quando a 500 metros do local as corporações de bombeiros estiveram a proteger o hotel Enigma Nature & Water Hotel das chamas.

No Guia Boa Cama Boa Mesa 2023 descrevia-se desta forma o TEIMA Alentejo (Vale Juncal, São Teotónio. Tel. 961622239): “Os quadros de artistas apreciados pelos proprietários ou as recordações de viagens de terras longínquas acabam por fazer parte do entretenimento nas zonas comuns, mas também nos sete quartos e nas duas suítes (a partir de €135), ambas com lareira, que convidam ao romantismo. As escolhas cromáticas das zonas de descanso trazem vivacidade ao acordar. Seguindo a política antidesperdício, pode escolher como será o seu pequeno-almoço. A piscina, o extenso relvado e os animais completam o cenário”.

TEIMA_suite Agua 1.jpg
Pedro Ferreira

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate