Com formato de favos de mel, estes novos bungalows panorâmicos convidam a descobrir Pinhel

Na pequena aldeia de Vale de Madeira, no concelho de Pinhel, acabam de nascer quatro pequenas colmeias, que convidam a dias de tranquilidade em contacto com a natureza. Na verdade, são quatro bungalows elevados, em formato hexagonal e que representam os favos de mel das colmeias ali existentes. Este é o mais recente projeto turístico da região e o sonho concretizado de uma família ligada à apicultura. “É um sonho da família, sobretudo dos meus pais, detentores de uma empresa apícola, que quiseram criar um projeto que fizesse a ligação entre o turismo e a apicultura”, começa por explicar Francisco Morgado, responsável pelo Côa Honeycomb, ao Boa Cama Boa Mesa.
Conheça o Côa Honeycomb nesta fotogaleria:
Foi com este conceito que nasceram quatro bungalows “com formato hexagonal idealizando um favo de mel”, feitos totalmente em madeira, com o cuidado de “inoperar a natureza”, como diz Francisco Morgado. Ou seja, com uma intervenção mínima no olival onde está implementado. “Os bungalows foram construídos ao nível da copa das oliveiras, dissimulando-se o mais possível na paisagem. Além disso, a construção é totalmente em madeira, tornando o projeto sustentável”, descreve o proprietário.
As enormes janelas comuns às quatro casas (dois de tipologia T1 e dois T2, com kitchenette e deck exterior - permitem uma vista incrível para a envolvência, nomeadamente o rio Côa, a serra da Marofa, e os concelho de Almeida e Castelo Rodrigo. A partir de um antigo pombal nasceu a zona de áreas comuns, a receção, uma sala de pequenos-almoços, esplanada e um instagramável baloiço panorâmico. No exterior há ainda uma piscina de beiral infinito, também com uma vista incrível para a paisagem.
Além do contacto com os animais, para já existem burros e galinhas, mas mais espécies vão habitar o local, há uma série de experiências proporcionadas, a principal, ligada à apicultura. Quem quiser poderá inscrever-se num workshop (€30) que explica e ensina todo o processo ligado à produção do mel e, no final, cada participante poderá extrair o próprio mel, que depois levará para casa. Provas de vinhos e produtos regionais, caminhadas, passeios em jipe e Btt, são outras atividades disponíveis. Da horta biológica poderá colher legumes e vegetais e, à chegada ao Côa Honeycomb (Vale de Madeira, Pinhel. Tel. 912910613), todos os hóspedes são recebidos com uma surpresa e pequenos “mimos”. As tarifas de abertura estão disponiveis a partir de €247,50.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes