Boa Cama Boa Mesa

Festival do Rancho regressa a Mirandela com opção de menos gordura e sal

25 janeiro 2023 18:10

Festival Gastronómico do Rancho

cm mirandela

Estão prometidas “milhares de doses” do tradicional Rancho, prato transmontano de inverno confecionado com carnes de porco e de vitela, chouriço, massa, grão-de-bico e batata. Mas, o festival gastronómico de Mirandela, agendado para 11 de fevereiro, tem como grande novidade opções com menos gordura e sal preparadas especialmente por dois restaurantes

25 janeiro 2023 18:10

O Festival Gastronómico do Rancho regressa a 11 de fevereiro ao mercado municipal de Mirandela, com a opção de menos gordura e sal para quem tiver necessidade de cuidado com a alimentação, divulgou hoje a Câmara Municipal.

O município transmontano promove há seis anos, em parceria com a Associação Comercial e Industrial local, este festival, onde são servidas milhares de doses do típico prato de inverno, em Trás-os-Montes, confecionado com carnes de porco e de vitela, chouriço, massa, grão-de-bico e batata.

Segundo o município, "em Mirandela este prato de inverno, comido à colher e acompanhado com pão tradicional e vinho da região, ganhou expressão nas ementas da restauração em dias de feira por ser uma refeição reconfortante e de fácil empratamento em períodos de maior afluência de clientes".

Depois de dois anos em regime de take-away, em que os apreciadores tiverem de comer o rancho em casa, em fevereiro, o festival regressa ao mercado municipal de Mirandela, onde "cerca de 30 restaurantes do concelho" vão confecionar a popular refeição.

A partir de dia 2 de fevereiro vai estar disponível para venda, por €7, um kit de apoio ao festival, equipado com malga, colher, caneca e duas senhas para pão e vinho, "que permite a degustação desta iguaria em todos os restaurantes aderentes".

Festival Gastronómico do Rancho

Festival Gastronómico do Rancho

cm mirandela

Menos sal e menos gordura

Como o Festival Gastronómico do Racho de Mirandela coincide com o Dia internacional do Doente, 11 de fevereiro, e para assinalar a data a autarquia "lançou o desafio a dois restaurantes aderentes para a apresentação de uma proposta gastronómica mais indicada para pessoas com necessidades de uma alimentação cuidada". Desta forma, acrescenta, estará disponível uma opção confecionada "com reduzido teor de gordura e de sal".

Festival Gastronómico do Rancho

Festival Gastronómico do Rancho

cm mirandela

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!