Boa Cama Boa Mesa

Casa da Calçada encerra para obras: chef Tiago Bonito deixa restaurante

9 janeiro 2023 9:58

luis ferraz

O hotel já encerrou, vai entrar em obras profundas, no valor de mais de oito milhões de euros, e que vão durar, no mínimo 18 meses, mas o premiado chef já decidiu sair para abraçar novos projetos.

9 janeiro 2023 9:58

“É o encerrar de um ciclo”, diz Tiago Bonito, ao assumir que termina uma ligação de seis anos com a Casa da Calçada Relais & Chateaux, onde chefiava o restaurante Largo do Paço, em Amarante. Para já, o chef que conquistou seis vezes a estrela Michelin e igual número de Garfos de Prata ou Ouro do Boa Cama Boa Mesa, vai tirar um mês “sabático”, mas continua a participar em eventos como convidado.

Na mão, Tiago Bonito já tem algumas propostas, para projetos no Porto, na Madeira e até em Berlim, mas contempla ainda a hipótese de se estabelecer em nome próprio “caso surjam as condições ideais”, confessou ao Boa Cama Boa Mesa. Independentemente da decisão final, o chef assume que quer “dar continuidade ao que tenho feito ao longo estes últimos seis anos”.

Tiago Bonito

Tiago Bonito

luis ferraz

Na edição de 2022 do guia Boa Cama Boa Mesa pode ler-se que “o chef Tiago Bonito trabalha alguns dos melhores produtos nacionais, como os mariscos do Algarve e o queijo dos Açores, e apresenta-os com técnica e arrojo. “Carabineiro do Algarve” com gyoza de cabeça de xara, batata-doce, caril verde e jus de cabeças, ‘Pregado selvagem’, com cevadinha de chouriço, gamba branca e champanhe, e ‘Novilho nacional’, com espinafres, alcachofra e Queijo São Jorge, fazem parte da degustação, constituída por sete momentos, além das surpresas. Os mesmos repetem-se no menu Lés a Lés, inspirado nas raízes e nos clássicos do chef, como a ‘Lula’ ou as ‘Memórias de infância’, onde as pipocas, os caramelos e o algodão-doce assumem o papel principal”

Casa da Calçada Relais & Chateaux

Casa da Calçada Relais & Chateaux

Um novo capítulo

A Casa da Calçada Relais & Chateaux (Largo do Paço, 6, Amarante. Tel. 255410830) anunciou nas redes sociais, dia 2 de janeiro que “Hoje, fechamos um capítulo para começar uma nova história. 21 anos depois, a Casa da Calçada vai encostar as portas, para recriar uma nova casa. Com a essência e o espírito que sempre nos marcou, chegou a altura da mudança e proporcionar uma experiência ainda mais marcante a quem nos visita. Vamos manter-nos por cá, partilhando convosco o caminho desta nova história, porque já fazem parte da nossa família”.

O Boa Cama Boa Mesa sabe que as obras vão ser profundas, estão previstos 18 meses para ficarem concluídas, e vão transformar por completo as comodidades do hotel. Com um custo previsto de oito milhões de euros, a Casa da Calçada vai aprsentar novos quartos, bem como uma nova sala de pequenos almoços, novo elevador, que se junta à remodelação completa dos dois existentes. A cozinha e a sala do restaurante Largo do Paço também vão ser objeto de obras.

Casa da Calçada Relais & Chateaux

Casa da Calçada Relais & Chateaux

mark bolton photography

Mas a maior novidade desta renovação da Casa da Calçada Relais & Chateaux é a construção de um Spa, com mais de 200 metros quadrados, com piscina interior, jacuzzi e salas de tratamento, entre outras valências. Na edição de 2022 do Boa Cama Boa Mesa escreveu-se que “Indissociável da poética cidade de Amarante, este é um hotel de alma clássica, instalado num palácio do século XVI, onde o conforto se faz sentir em pequenos detalhes. Não apenas nos 30 amplos quartos e suítes, decorados com apontamentos de outras épocas, como nas salas recheadas de história e nos restaurantes Largo do Paço, com uma estrela Michelin, e Canto Redondo, com influências do mundo. No exterior, os bonitos jardins e as vinhas – vale a pena espreitar a horta, num dos patamares – convidam a longos e sossegados passeios.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!