Boa Cama Boa Mesa

Turismo rural junto ao rio Tâmega esconde "ninho de amor" em sobreiro centenário

Turismo rural junto ao rio Tâmega esconde "ninho de amor" em sobreiro centenário
Erguido no meio de seis hectares cuidadosamente preservados, que terminam no rio Tâmega e na praia fluvial, o projeto Casa do Rio esconde locais únicos, trabalhados artesanalmente pelos proprietários, como o “ninho de amor” encaixado num sobreiro centenário, onde também se encontra um baloiço. O alojamento pode ser feito na casa principal, em suítes e lodges, ou em bungalows no meio da natureza.

Os proprietários chamam à Casa do Rio, um pequeno pedaço de paraíso natural intocado. E acrescentam, destacando, que esta nova unidade de alojamento em Mondim de Basto, está rodeada de uma paisagem inigualável de montanhas e palácios brasonados embebidos em socalcos de vinha. Para confirmar tais atributos, basta cruzar o portão da propriedade. Fica à vista a casa principal, os lodges e os bungalows, bem como o verde que suavemente cobre o espaço e se mistura com o Tâmega, que atravessa a propriedade.

Casa do Rio

A Casa do Rio é um projeto de turismo rural de natureza, na freguesia de Atei, sonhado por Álvaro e Sofia, os anfitriões. Erguido no meio de seis hectares cuidadosamente preservados, que terminam no rio Tâmega e na praia fluvial, a quinta esconde locais únicos, trabalhados artesanalmente pelos proprietários, como o “ninho de amor” encaixado num sobreiro centenário, onde também se encontra um baloiço, a casa das massagens, a fogueira de inspiração celta e a “Gardénia”, a pequena piscina exterior aquecida esculpida em pedra e com vista para o imponente Monte da Senhora da Graça. Recenetemente foi cosntruído outro baloiço de madeira literalmente em cima do rio. Depois, há ainda árvores de fruto, flores e aromáticas de todas as espécies, os produtos locais com que os hóspedes são brindados nos cabazes de pequeno-almoço, e, claro, os animais da quinta. O “Rio” é o gato que já se tornou a mascote da casa, o “Tobias”, o burro de origem açoriana, sem esquecer o “Amadeu” e o respetivo rebanho.

Casa do Rio

Na Casa do Rio há três tipologias de refúgio. Na casa principal, vai encontrar as suítes (a partir de €90) Tília e Melissa, indicadas para duas pessoas numa estadia curta. Os lodges são ideais para duas ou quatro pessoas numa estadia de maior duração e total autonomia, com os aromáticos nomes de Alecrim, Jasmim, Lavanda e Camomila. Fora da casa, imersos na natureza, ficam os bungalows (a partir de €160). Cada bungalow tem uma identidade muito exclusiva. Janelas panorâmicas, varanda sobre o rio e total fusão com a natureza são alguns dos traços de personalidade do Miradouro, do Varandim e do Sunset.

Casa do Rio

Há, na Casa do Rio, experiências de fim de semana para dois, ou em família. As sugestões de atividades passam pelos trilhos de natureza, pelo aluguer de bicicletas para partir à aventura, visitas e passeios de jipe às Fisgas de Ermelo ou ao monte da Senhora da Graça. Para que pretende aproveitar a propriedade, há churrascos ao por do sol, mergulhos nas águas do rio, ler à sombra de um amieiro, saborear uma refeição com vista sobre o Tâmega, mergulhar nas águas límpidas e cristalinas da cachoeira, percorrer os jardins e recantos, relaxar nos baloiços e colher produtos biológicos à disposição numa pequena horta.

Casa do Rio

Aberto desde 2020, a Casa do Rio (Rua do Rio 934, Mondim de Basto. Tel. 912596003) obriga a uma reserva mínima de duas noites.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas