Boa Cama Boa Mesa

Sobre o rio Távora, estes fotogénicos passadiços percorrem-se a pé ou de bicicleta

Sobre o rio Távora, estes fotogénicos passadiços percorrem-se a pé ou de bicicleta

Fotogaleria: A região, ainda pouco explorada, tem muito para conhecer. Entre Vila da Ponte e Ferreirim, contemple a natureza, mergulhe em piscinas flutuantes e almoce numa antiga capela.

Recentes e instalados numa região pouco explorada, no concelho de Sernancelhe, são uma verdadeira surpresa para os amantes da tranquilidade, caminhadas e natureza. Ao longo do passeio sobre os 1,5 km que constituem os Passadiços do Távora, deixe-se surpreender pelos barulhos e paisagens que o trajeto proporciona.

Por todo o espelho de água, o Açude do Távora, as árvores destacam-se entre a vegetação e servem de abrigo a um sem número de aves que escolhem a serenidade do local para habitar, algumas durante todo o ano, outras ao sabor das estações do ano. A vegetação ribeirinha confere um encanto natural ao percurso, onde irá encontrar a praia fluvial de Vila de Ponte. Esta é uma excelente oportunidade para dar um mergulho e refrescar-se antes de prosseguir caminho, porque há ainda muito para descobrir, como é o caso das duas piscinas flutuantes, uma reservada a crianças, a outra para adultos.

Passadiços do Távora

Na continuação dos passadiços, uma ponte pedonal, magnífica obra de arquitetura, une as duas margens da ribeira de Ferreirim, um afluente do rio Távora. Este é um passeio adequado para se fazer em família, a pé ou de bicicleta, e apropriado a pessoas com mobilidade reduzida, já que o piso está apto para a passagem de cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé. Saindo do percurso, as margens da lagoa convidam a um piquenique ou puros momentos de lazer. Depois de percorrer todos os passadiços (ir e regressar totalizam três quilómetros), se ainda tiver disposição, pode continuar em caminhada pelos vários trilhos que são sugeridos a partir daqui. O PR4 de Sernancelhe até ao Observatório de Aves Aracnídeo, com 3 km, termina num ponto perfeito (em forma de aranha, como o nome indica) para a observação das aves locais, incluindo patos e garças.

Passadiços do Távora

Depois há mais duas possibilidades, ir até à Aldeia Histórica de Freixinho – onde encontra um restaurante instalado numa antiga capela - num percurso que já se faz em cinco quilómetros, ou dobrar a distância e visitar a Aldeia de Ferreirim.

Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto - Porto e Norte, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 9 de junho 2022.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas