Boa Cama Boa Mesa

Fazunchar: Arte urbana e uma vila florida animam Figueiró dos Vinhos

Fazunchar 2022
Fazunchar 2022
MIGUEL OLIVEIRA

O festival de arte urbana, Fazunchar, está de regresso a Figueiró dos Vinhos de 13 a 21 de agosto e tem como novidade a iniciativa Vila Florida, que vai transformar o centro histórico num gigante jardim de flores. Aproveite a viagem para um mergulho nas praias de Ana de Aviz e das Fragas de São Simão

A vila de Figueiró dos Vinhos, no Centro de Portugal, vai transformar-se, entre 13 e 21 de agosto, na capital da arte urbana, com o regresso do festival Fazunchar. Trata-se da quarta edição deste evento que, entre as indispensáveis artes que compõem, habitualmente, o festival promete novas áreas para explorar e antigas tradições para recordar, como a iniciativa Vila Florida.

Na criação dos já célebres murais que têm transformado a paisagem urbana e a imagética de Figueiró dos Vinhos, estarão os artistas Alba Fabre Sacristán, Juan Rivas, Lourenço Providência, Mariana, a miserável, Slim Safont e Taquen. Espalhados por várias zonas distintas do concelho, centro histórico e todas as restantes freguesias são destaques incontornáveis do Fazunhar 2022. Uma das grandes novidades deste ano é o lançamento de uma open call para a pintura de um mural. Uma chamada alargada a todo o território para qualquer artista, português ou apenas residente em Portugal. Já para integrar o roteiro de arte existente, a artista brasileira Arashida foi desafiada a criar um conjunto de telas, instaladas em vários locais de destaque do centro histórico da vila. Na sequência das residências artísticas de Mariana Vasconcelos (vídeo), Miguel Oliveira (fotografia) e Silly (música) e também de João Pedro Varela, convidado para a nova área dedicada à literatura, vai também ser apresentado o resultado do trabalho iniciado em 2021 do ilustrador português Francis.co, através da exposição “Esquecidos” patente até ao final de agosto no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos.

Fazunchar 2022

Vila Florida, um jardim de flores…

Outra grande novidade de 2022 é a ação comunitária Vila Florida, cujo nome remete para a distinção que este território foi merecedor em 1998, de “Vila Florida da Europa”. Esta é uma iniciativa (já a decorrer) aberta à comunidade e em parceria com várias entidades culturais, recreativas e sociais do concelho, que tem como objetivo recriar uma tradição antiga de Figueiró dos Vinhos, a da construção de flores de papel para decoração das ruas do seu centro histórico, entretanto caída no esquecimento.

As já habituais Visitas Guiadas orientadas pela curadora Lara Seixo Rodrigues, os workshops (este ano com Mariana, a miserável e Flórida Studio), o Jornal de Cordel, o Piquenique Comunitário, entre tantas outras atividades, são outros destaques do programa do festival de arte urbana Fazunchar 2022. No que à música diz respeito, sempre no Auditório da Casa da Cultura – Clube Figueiroense, às 21h30, no dia 19 de agosto, é apresentado o resultado da residência artística de Silly e no dia seguinte, 20 de agosto, decorre o concerto de PAPERCUTZ + Ensemble + Vasco Mendes. Conheça a programação completa do Fazunchar

A edição 2022 do Fazunchar conta novamente com o selo de qualidade EFFE Label 2022-2023 atribuído a festivais europeus “que se distinguem não só pela sua ampla riqueza artística nacional e internacional, mas também pelo envolvimento da e na comunidade onde se insere.

Fazunchar 2022
MIGUEL OLIVEIRA

Mergulhar nas praias fluviais

Aproveite a viagem até Figueiró dos Vinhos para conhecer e usufruir do território deste concelho no Centro de Portugal, com destaque para as áreas de lazer associadas às praias fluviais. Inaugurado em 2020, uma das atrações da região é o passadiço das Fragas de São Simão. Com uma extensão de 1700 metros, os passadiços levam o visitante até à agradável praia fluvial, que se esconde entre duas imponentes fragas… O passadiço em madeira junta-se aos caminhos ancestrais requalificados que já ligavam a área fluvial à aldeia. Casal de São Simão tem a particularidade de se estender ao longo de uma rua apenas. Foi totalmente recuperada e apadrinhada por novos habitantes, que trocaram a cidade pela ruralidade e lhe deram nova vida.

Ana de Aviz

É uma das praias fluviais onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de mergulhar após os incêndios de 2017. A praia de Ana de Aviz, situada na aldeia do xisto homónima, a menos de 5 km de Figueiró dos Vinhos, continua com águas cristalinas e rodeada de natureza. Dedique-se ao descanso, intercalado com banhos refrescantes e um petisco no bar. A temperatura da água é excelente e a transparência permite observar o fundo de xisto. Existe uma zona com uma profundidade de cerca de meio metro, perfeita para os mais pequenos, e uma outra com cerca de 1,50 metros. Em redor dispõe de um relvado para estender a toalha, zonas de piqueniques e churrasco. Aproveite as sombras e a brisa agradável que se faz sentir entre os chorões. O ambiente tranquilo é ideal para se entregar à contemplação ou à leitura. Acessível a pessoas com mobilidade reduzida, encerra à segunda-feira para manutenção.

Praia fluvial Ana de Aviz
Turismo Centro de Portugal

Centro de Portugal... um destino e tanto é uma parceria Boa Cama Boa Mesa com o Turismo Centro de Portugal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate