Boa Cama Boa Mesa

Entre o Dão e o Douro, um roteiro para descobrir os espumantes de Távora-Varosa

Entre o Dão e o Douro, um roteiro para descobrir os espumantes de Távora-Varosa
Foto: Kitato

É uma das mais pequenas regiões demarcadas do país. Mas o que lhe falta em tamanho, sobra-lhe em qualidade. Descubra-a neste périplo por alguns dos locais que contam a história do espumante local.

Entre o Dão e o Douro, um roteiro pela região onde nascem espumantes de excelência, conduzido pelo Presidente Comissão Vitivinícola Regional de Távora-Varosa, José Fernandes Pereira.

Museu do Espumante
Situado no Vale do Varosa, primeira região demarcada de espumantes do país, aqui pode conhecer o espólio que representa o processo artesanal do fabrico desta bebida, da vindima até ao produto final.

Hotel Rural Casa dos Viscondes Várzea
Na brasonada quinta perto de Lamego, durante os meses de produção de vinho, os hóspedes podem participar na prensa do vinho e em jantares folclóricos acompanhados por música de concertina.

Caves da Murganheira
Fundadas em 1947, as magníficas caves da Murganheira, de granito azul, produzem anualmente cerca de um milhão de garrafas de espumante. Estão abertas ao público para visitas e provas.

Casa de Santo António de Britiande
A 150 metros da casa principal, implantada em 3,5 hectares murados, encontra-se a antiga casa dos caseiros, recuperada para o enoturismo, e onde pode fazer provas dos espumantes aqui produzidos.

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
O Jantar Monástico é um dos principais acontecimentos deste local, que se realiza anualmente (exceção feita aos anos de pandemia). Além da gastronomia regional, à mesa não faltam os tão apreciados espumantes.

Este texto foi adaptado do Guia de Vinhos oferecido pelo Expresso, com produção Boa Cama Boa Mesa, sábado, dia 23 de outubro.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas