Boa Cama Boa Mesa

Vinho, azeite, arte e inovação: hotel de charme nas margens do Douro oferece o melhor da região

4 agosto 2022 9:45

A renovada Quinta da Pacheca, em Lamego, continua a surpreender. De uma secular quinta produtora de vinho, chegou-se a um requintado hotel, junto ao rio Douro, que conquista prémios nacionais e internacionais.

4 agosto 2022 9:45

O Douro corre calmo, ao fundo das vinhas, tranquilo e silencioso, de vez em quando agitado pelo movimento do vento. A poucos metros, no The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, o sentimento é o mesmo, de serenidade, entrelaçada com modernidade, numa harmonia perfeita, que fazem desta unidade hoteleira, uma das mais procuradas na região do Douro Vinhateiro.

Esta nova vida do The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca começou com a transformação da casa senhorial, das quais as primeiras referências datam do longínquo ano de 1738, num hotel com 15 quartos, onde o vinho e a vinha são elementos sempre presentes. Ao mesmo tempo, abriram-se as portas de um restaurante, com pratos típicos durienses, mas com toque requintado e inspirados nas tendências gastronómicas mais modernas e cosmopolitas, liderado pelo chef Carlos Pires.

Restaurante Wine House

Restaurante Wine House

Com a chegada, em 2013, dos novos proprietários, Maria do Céu Gonçalves, Álvaro Lopes e Paulo Pereira, começaram as mudanças e as surpresas, que deram reconhecimento e fama à vertente de enoturismo da Quinta da Pacheca. Os agora mundialmente famosos Wine Barrels receberam os primeiros hóspedes em 2018, desafiando os visitantes para uma arrojada proposta de estadia em pipos gigantes, num projeto da autoria do arquiteto Henrique Pinto. Na zona mais alta da propriedade, estes originais quartos permitem uma vista deslumbrante sobre a vinha. Esta novidade justificou a conquista do prémio “Best of Wine Tourism 2020” na categoria de “Arquitetura e Paisagismo”. Ainda em 2020, nasceu a nova ala do The Wine House Hotel, com mais 24 amplos, modernos e confortáveis quartos (a partir de €140). Apesar de moderno, o novo edifício enquadra-se na perfeição com a casa principal, bem como com a paisagem envolvente.

Wine Barrels

Wine Barrels

O reforço da oferta enoturística do The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca acontece ainda com a inauguração do elegante Vineyard Spa, equipado com circuito de águas, piscina interior, duche escocês e com tratamentos terapêuticos. Além disto, uma nova piscina exterior convida a aproveitar os dias quentes, com uma paisagem arrebatadora, de preferência com a companhia de um dos vinhos da quinta servidos no bar de apoio.

The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca

The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca

Mais recentemente, a arte anda de mãos dadas com o vinho e a hotelaria, graças à criação do Ateliê d’Or, com o artista residente Óscar Rodrigues, que desenvolve trabalhos na área da olaria, escultura ou pintura, onde se destacam as telas pintadas com a técnica de winearella, que significa pintura com vinho.

Para dias intensos, a The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca (Rua do Relógio de Sol, 261, Cambres. Tel. 254331229) organiza provas explicadas e cursos de vinhos, passeios, eventos, workshops de cozinha e turismo à la carte, incluindo passeios pedestres, de barco, de comboio ou de helicóptero. Tem ainda uma loja de vinhos onde é possível degustar todo o portfólio da quinta, incluindo algumas raridades, como os Reserva, Vintage, ou outros produtos que a marca coloca no mercado, como doces ou azeite, que além de fazer parte da oferta de experiências, incluindo a apanha da azeitona, também já conquistou alguns prémios.

The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca

The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca

São todas estas razões que levaram a The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca a estar entre os projetos finalistas da terceira edição do PNT - Prémio Nacional de Turismo, uma iniciativa do Expresso e BPI, em duas categorias “Turismo Autêntico” e “Turismo Inovador”.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!