Verão: Descobrir 250 km de costa atlântica no Centro de Portugal
Nazaré
Turismo Centro de Portugal
Areais a perder de vista, praias recortadas pelas falésias ou desenhadas pelos estuários dos rios, enseadas tranquilas, ilhas e o azul mar são um convite irrecusável para dias de férias tranquilos ou cheios de adrenalina ao longo da costa do Centro de Portugal
Entre Aveiro e Santa Cruz existe um mar de opções para quem procura dias tranquilos na areia ou momentos animados na água. Em quase 260 km de costa atlântica, o Centro de Portugal apresenta-se como o destino ideal para a prática de desportos náuticos, pesca desportiva e de alto mar, ou simplesmente, para dias de praia tranquilos. Canoagem, remo, kitesurf, rafting, vela, passeios de barco, stand-up paddle, wakeboard ou surf, as possibilidades são quase infinitas, a que se juntam património edificado, tradições, história, eventos culturais e gastronomia.
Aveiro
Ria de Aveiro, tanto para desfrutar…
Situado entre a terra e o mar, a Ria de Aveiro é um mundo à espera de ser descoberto. A norte, no concelho de Ovar, encontram-se as Praias de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro, São Pedro da Maceda e Torrão do Lameiro/Marreta. Aventure-se na prática de surf nestas ondas prateadas ou passeie descontraidamente ao longo do areal. Já no Município da Murtosa, com 14 km de costa enquadrada pela magnífica paisagem dunar, destaca-se a Praia da Torreira, cujo núcleo urbano é plano e servido por uma extensa rede de ciclovias, convidando os visitantes a descobrir, de bicicleta, a beleza deste território. No concelho de Aveiro, curiosamente, existe apenas uma praia atlântica: São Jacinto, considerada uma das mais belas e melhores praias do litoral português. O encanto singular da paisagem dunar faz desta praia um ótimo local de lazer e excelente espaço para férias em qualquer época do ano. Ajude a proteger a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e conheça a beleza da região através de um passeio pedestre nos Passadiços de Aveiro. Um pouco mais a sul fica a Praia da Costa Nova, de paragem é obrigatória, também pelos coloridos “Palheiros”, casas pintadas com riscas coloridas em fundo branco, e pela oferta gastronómica. Estando voltada quer para o mar, quer para a ria, a Costa Nova é um excelente destino para a prática de diversos desportos náuticos. A região de Aveiro conta ainda com a Praia da Barra, onde se destaca o imponente Farol, o mais alto em Portugal, com cerca de 62 metros de altura. Para fechar esta primeira etapa pela costa atlântica do Centro de Portugal, surge a Praia da Vagueira, em Vagos, com um extenso e vasto areal e excelentes ondas para a prática de surf e bodyboard entre outros desportos náuticos.
Passadiços entre as praias da Barra e da Costa Nova
Região de Coimbra, tanto para aproveitar…
A Praia de Mira, já na Região de Coimbra, é a única no mundo com bandeira azul desde 1987, ano da criação deste galardão. Uma paragem por estas águas é imperativa. Na magnífica Praia da Tocha, poderá divertir-se com os miúdos e aproveitar uma tarde de verão a fazer desportos náuticos. Observe a atividade dos pescadores e dos barcos típicos da Arte Xávega. Esta realidade convive de perto com zonas dedicadas à prática de desportos náuticos, designadamente surf, bodyboard e stand up paddle. A curta distância, em direção a norte, encontra-se a Praia do Palheirão, um autêntico refúgio para os amantes de natureza, onde de um lado encontra o azul mar e do outro, o verde da floresta. O mar é o elo de ligação entre Cantanhede, Figueira da Foz e Mira, do qual fazem parte várias praias de relevante notoriedade nacional e internacional, como as Praias de Mira, Tocha, Quiaios e Figueira da Foz, entre muitas outras. Os três municípios unem-se também através do projeto Surf No Crowd, que destaca os melhores spots para a prática de surf da Região de Coimbra. São várias as estradas que cruzam o pinhal ao longo da costa, e que nos levam até à Figueira da Foz, um dos mais animados polos balneares do Centro do país, onde abundam bares, esplanadas e restaurantes. Pela extensão do areal é uma excelente opção para quem quer evitar grandes confusões. Aproveite para um passeio pé na Praia de Quiaios. Com o fabuloso pano de fundo verdejante e montanhoso da Serra da Boa Viagem, o extenso areal convida a dias divertidos em família. Ainda na Figueira da Foz, aceite o convite para experimentar a prática de windsurf no mar calmo e vento forte da Praia de Buarcos. É ainda aqui que os experientes surfistas encontram a onda direita mais longa da Europa.
Na região de Leiria, a Praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal, é de paragem obrigatória. Observe como as dunas criam um ambiente de perfeita comunhão com a natureza. O nome desta praia, situada em plena Mata Nacional do Urso, tem origem no século XX devido ao aparecimento de um esqueleto de baleia no areal. Daqui, siga até à Praia do Pedrógão, procurada pelos banhistas devido ao seu extenso areal e pelas reconhecidas propriedades do iodo existente. O roteiro, rumo ao sul, faz-se por uma estrada que atravessa o Pinhal de Leiria, até à Praia da Vieira. A marginal ampla que acompanha a areia, é farta na oferta de restaurantes e cafés. Lugar secular de pescadores e da arte xávega, hoje conta também com modernas unidades hoteleiras. Mantém-se a fama de aqui se comer um dos melhores arroz de marisco do mundo. Continuando para sul, mantém-se o pinhal. Uma ciclopista vai até São Pedro de Moel, uma baia encravada entre arribas e local de excelência para o veraneio. Antes da Praia Velha já se percebe o cuidado posto no arranjo das estradas, passeios, casas e jardins. À beira-mar há um local de sonho para se avistar toda a costa e também para pescar: o Penedo da Saudade, onde se ergue um farol. Nas águas do Atlântico, há surfistas em busca das melhores ondas desta área da costa da região Centro de Portugal.
Mais do que uma praia, a Nazaré é um dos locais mais típicos do nosso país, não apenas pelo Santuário que invoca o seu nome, como também pelas suas gentes e tradições. Seja por estrada, seja por elevador, é obrigatório ir ao Sítio para uma vista única e memorável. É ainda aqui que é possível observar surfistas dos quatro cantos do mundo, ali junto ao velho Forte de S. Miguel Arcanjo, onde está instalado o farol, os quais garantiram à Praia do Norte, na Nazaré, o estatuto de referência a nível mundial de surf de ondas gigantes. A oferta gastronómica e o peixe a secar no areal são outros dos atrativos. Saindo da Nazaré, não se demora muito até chegar a São Martinho do Porto, a baía em forma de concha que é um dos postais ilustrados da região. A tranquilidade e as ondas mais calmas atraem as famílias até este local, também muito procurado para a canoagem e a vela. A Praia da Foz do Arelho, onde as águas da Lagoa de Óbidos confluem com as do Atlântico, é outra das maiores belezas do Oeste, com vasta oferta de alojamento. E daqui, a rota pelas melhores praias segue em direção à península de Peniche, passando primeiro pelo inconfundível e único Baleal. Peniche é uma das zonas de referência do surf mundial e isso sente-se não apenas na água também fora. Em 10 km de extensão encontram-se, pelo menos, oito praias para a prática de surf, com destaque para Supertubos. Mas a “Capital da Onda” não é só surf, é também história, natureza e paisagens. Não perca a oportunidade de passar um dia de sol e banhos nas Berlengas. Para além da sua praia paradisíaca, a Reserva Natural da Berlenga, classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO, dispõe da melhor zona de mergulho do Centro de Portugal. Prepare o material de mergulho e embarque numa aventura submarina para conhecer a diversidade da vida marinha. Regressados ao “continente” é tempo para uma paragem nas Praias da Consolação, Areia Branca e Santa Cruz, onde é possível não só aproveitar o areal e o sol, como praticar kitesurf ou bodyboard. De Peniche até Santa Cruz e à Foz do Sizandro sucedem-se vários miradouros vistas até chegar à Praia Azul. Caminhando pela praia chegamos à Foz do Lizandro, local sereno e tranquilo onde terminamos este roteiro de 260 km pela costa atlântica do Centro de Portugal
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes