Boa Cama Boa Mesa

Este novo alojamento em Albufeira tem móveis e paredes que falam

25 julho 2022 15:22

bernardo lúcio

Ouve-se a voz de uma criança que fala sobre o Algarve de antigamente. Um elogio às tradições piscatórias, ao passado e a uma história que se conta com recurso às mais recentes tecnologias.

25 julho 2022 15:22

Era uma vez um menino de 5 anos que vivia numa típica casa de pescadores algarvia com o pai. Manelito e António, mas também a habitação, são protagonistas da história que se conta em cada parede, divisão e peça de mobiliário deste novo alojamento local. Literalmente, já que os vários “episódios” surgem através de um QRCode instalado nos diversos objetos espalhados pela Porta 48.

Porta 48

Porta 48

bernardo lúcio

Toda a casa (a partir de €270) é um verdadeiro “portal para o passado”, cuja ideia, explica a Michele Renda, responsável pela empresa que concebeu o projeto inovador, a Nine Finger Technologies & Home Design, com sede na Universidade do Algarve, é “preservar a essência, história e riqueza patrimonial” e revelar o passado local que permite “perceber como era a vida no passado, mas associada a emoções”. Gastronomia, costumes, rotina dos pescadores são momentos que pode vivenciar na casa, com dois quartos, um tanque a imitar os usados pelas lavadeiras, um espelho de água para bebés, zona de refeições, barbecue, lounge e até uma praia com um barco.

Porta 48

Porta 48

bernardo lúcio

Outro detalhe é o chuveiro, que “representa a memória do pescador”. O cimento afagado foi pintado à mão em tons de verde que representa esperança dos pescadores para arranjar sustento; vermelho, simbolizando paixão e sofrimento, e azul, aludindo ao mar. Na entrada, uma cana de pesca, que acabou de apanhar um “cofre” – armação que os pescadores usam para apanhar moreias – faz as vezes de candeeiro. “É um alojamento local mas também um museu”, que acaba de abrir portas junto à rotunda dos Pescadores (tel. 962505584), em Albufeira.

Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto – Algarve, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 8 de julho 2022.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!