Mergulhos refrescantes em cascatas, lagoas e praias fluviais na região norte
Lagoas da serra d'Arga
DescubraMinho
Chapinhar, mergulhar e nadar. Estas são três ações que podem ajudar a fugir do calor na região norte do país. Em cascatas, lagoas e praias fluviais conheça um imperdível roteiro de águas frescas e cristalinas
Em plena natureza e longe do reboliço e da falta de espaço dos areais da costa atlântica, este é um roteiro de águas doces, frescas e cristalinas de locais únicos e que merecem sempre uma visita. Nestes dias de calor intenso, uma das formas de combater as altas temperaturas é ficar de molho. Nestas cascatas, lagoas e praias fluviais na região norte está convidado a chapinhar, mergulhar ou nadar
Ilha do Ermal
Ilha do Ermal Ficou conhecida pelo festival que fazia ecoar por toda a albufeira os sons do rock. Agora, sem música, na ilha do Ermal é a natureza que fala mais alto e, na época estival, também os sons da diversão a partir do teleski instalado na praia fluvial, que aproveita a amplitude das águas da barragem e o enquadramento verde do Minho. A estrutura metálica instalada em Rossas permite a tração de esquiadores ao longo das águas da albufeira. Durante todo o ano pode praticar esqui aquático, wakeboard, mono-ski e kneeboard num perímetro com cerca de 800 metros. Encontra ainda outros divertimentos estivais como gaivotas, canoagem e kayak, paddle e, o favorito dos mais pequenos, o Aqua Splash, um insuflável dentro de água. Antes ou depois dos mergulhos na praia do Ermal espreite o frondoso Carvalho Centenário, localmente apelidado de “Carvalha Grossa” e que habita este lugar desde o século XVI.
Praia do México
CM Vieira do Minho
Praia do México No concelho de Vieira do Minho, há uma praia fluvial quase selvagem que, devido às águas transparentes ganhou o nome de “México”. Esconde-se junto à Capela de Santo Amaro, em plena Albufeira da Caniçada. É considerada um pequeno paraíso para quem procura um refúgio na montanha com águas límpidas e transparentes que em tudo se assemelham aos mais famosos locais tropicais. Tenha atenção ao facto de aqui ser permitida a circulação de embarcações a motor. Na mesma região, o Parque de Lazer do Poço das Traves, inserido numa densa mancha florestal, é um outro tesouro natural e refrescante que merece ser descoberto.
Fisgas de Ermelo Impressiona a magnitude e a força da água a desabar por entre rochas quartzíticas com prodigiosos 480 milhões de anos. A longevidade da pedra guarda marcas fósseis que remontam à passagem do mar por aqui e revela que a erosão permitiu ao rio Olo atravessá-las para formar a admirável queda de água de Fisgas de Ermelo. Localizada em pleno Parque Natural do Alvão, no concelho de Mondim de Basto, está rodeada de lagoas naturais, as “piocas”, perfeitas para ir a banhos. Com mais de 12 quilómetros, o trilho PR3 Fisgas de Ermelo é o melhor caminho para avistar a cascata e descobrir as imediações. Como alternativa alcance as piocas de baixo, seguindo pela EN304 até encontrar a indicação “Lamas de Olo” e “Fisgas do Ermelo”. Prossiga até ao parque de estacionamento e prepare-se para uma caminhada de 1,5 km até ao refrescante mergulho.
Lagoas da serra d'Arga
DescubraMinho
Lagoas da serra d’Arga O som da água que cai das muitas cascatas brinda de melodia perfeita um passeio à descoberta do rio Âncora. O percurso é curto mas pleno de segredos e surpresas, banhadas de beleza natural, desde que nasce no pico da serra d’Arga até que chega ao destino, em Vila Praia de Âncora, junto a Viana do Castelo. Imbuída da atmosfera bucólica, a serra é pontuada por inúmeras lagoas abraçadas por verde intenso, perfeitas para contemplar ou mesmo para ir a banhos. Das sete que mais se prestam à exploração, contam-se a exuberante cascata do Pincho, na freguesia de Montaria e, a curta distância, a cascata e lagoa Janela do Céu. Facilmente acessível é a Lagoa da Esturranha, a que chega a partir de Soutelo, junto da EN305. A cascata do Pincho, também conhecida como cascata da Ferida Má, é procurada sobretudo pelas sucessivas quedas de água e lagoas de águas cristalinas, fotogénicas e especialmente apetecíveis na época estival. No final do dia faça uma paragem no Café Caçana, especialmente famoso pelo champarrião, uma bebida elaborada à base de vinho verde, cerveja e açúcar que acompanha a tainada (petiscada).
Poço da Gola
DR
Poço da Gola Localizado junto da aldeia de Lindoso, no concelho de Ponte da Barca, em pleno Parque Nacional Peneda Gerês, o Poço da Gola é uma piscina natural de águas límpidas e cristalinas. Numa das encostas da serra Amarela, a nona maior de Portugal, e alimentada pelo ribeiro de Mulas e pelo rio da Ponte, está rodeada de pedras graníticas e a forte envolvente paisagística alicia os adeptos da natureza no seu estado mais puro. Para lá chegar, estacione perto do café/restaurante Mó, faça o restante caminho, bastante acessível, junto à estrada EN304-1 e siga até à ponte de madeira, de onde é possível avistar moinhos de água abandonados. Depois, corte pelo pequeno trilho à direita e acompanhe o curso de água durante poucos minutos. Nos meses mais quentes, os carvalhos e a restante vegetação propiciam muitas zonas de sombra, perfeitas para relaxar entre mergulhos.
Praia fluvial do Rabaçal
Praia Fluvial do Rabaçal É na freguesia de Possacos, a oito quilómetros da sede de concelho, Valpaços, em Vila Real, que se encontra a praia fluvial do Rabaçal, o destino perfeito para quem quer passar um dia de verão em contacto com a natureza e longe da agitação da cidade. Dotada de condições para pessoas com mobilidade reduzida, é totalmente acessível através de passadiços e dispõe de vigilância durante a toda a época balnear. Além das boas condições, conta ainda com infraestruturas de apoio, como bar, parque de merendas e parque infantil, e é anexa ao parque de campismo com o mesmo nome. Destinada também à prática de desporto, como rafting, canoagem e até pesca, a praia fluvial do Rabaçal tem um extenso areal, com muitas zonas de sombra, e água límpida e de excelente qualidade do rio homónimo, que nasce na Galiza – vale a pena observar a ponte de Valtelhas, que cruza o rio, uma das atrações históricas da zona, também conhecida como ponte do Diabo.
Azibo
Daniel Rodrigues / Turismo Porto e Norte de Portugal
Praia Fluvial da Fraga da Pegada Localizada na tranquila paisagem protegida da albufeira do Azibo, no nordeste transmontano, concelho de Macedo de Cavaleiros, a praia fluvial da Fraga da Pegada é uma praia rural com uma grande extensão de areia alternada com uma área de relvado. Dispõe de estacionamento, bar, parque infantil e selo de praia acessível, com equipamentos de apoio para pessoas de mobilidade reduzida. Na região, a Fraga da Pegada é uma das mais procuradas na época balnear, altura em que também é vigiada, e tem sido galardoada consecutivamente, desde 2004, com Bandeira Azul. Durante o verão, a temperatura da água costuma ser muito agradável e, por isso, convidativa a mergulhos, mas também à prática de algumas modalidades como windsurf, vela, canoagem e remo. Para caminhadas, a envolvente é igualmente apetecível, com vários passeios pedestres inseridos nos trilhos do Azibo. A praia da Ribeira, também na albufeira do Azibo, é uma alternativa. Situa-se perto da aldeia de Santa Combinha e está rodeada de uma enorme riqueza paisagística para explorar antes ou depois dos banhos.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes