Alentejo: relaxar numa praia fluvial privada no Alqueva

Pouco conhecidos, esquecidos, a estrear ou verdadeiramente secretos, Portugal ainda guarda muitos tesouros para Explorar, Contemplar, Provar e Relaxar. Vamos até ao Alentejo?
Pouco conhecidos, esquecidos, a estrear ou verdadeiramente secretos, Portugal ainda guarda muitos tesouros para Explorar, Contemplar, Provar e Relaxar. Vamos até ao Alentejo?
De alma alentejana, dois alojamentos de sonho guardam um extra para refrescar dias – e até noites – quentes do Alentejo. Praias fluviais privadas com toda a tranquilidade para mergulhar este verão. Este é apenas um dos 50 segredos para explorar e descobrir na região do Alentejo.
Desde que a Barragem do Alqueva transformou a paisagem alentejana, nasceram várias praias onde antes escasseava a água. Ao longo de extensos 1600 hectares, onde nos últimos anos foram plantados mais de 600 mil sobreiros, existe agora uma praia fluvial provada que promete ser um verdadeiro oásis o Alentejo estival. Nestas águas do rio Guadiana pode banhar-se demoradamente, passear ou até fazer uma massagem, rodeado pela água e pelos sons da natureza. A oferta é do Wine & Luxury Boutique Hotel da Herdade do Sobroso (tel. 284 456 116), com opções de alojamento (a partir de €175) mais tradicionais ou mais contemporâneas consoante escolha um dos 11 quartos da casa da quinta ou a casa da cegonha. Na extensa herdade, cuja vertente mais conhecida é a produção de vinho, também pode fazer uma visita guiada à vinha e à adega, provar vinhos e produtos regionais, com especial destaque para os queijos e enchidos. Em alternativa, perca-se no deslumbramento da paisagem alentejana observando os animais num safari fotográfico.
Também em Beja, mas já perto de Entradas, no concelho de Castro Verde, o Monte Vale Organic Farming (Tel. 937197445) tem uma praia fluvial privada com areia branca e fina, zona de sombra com chapéus e espreguiçadeiras e um passadiço até à casa do monte. Banha a propriedade de 150 hectares onde imperam as rotinas agrícolas biológicas – a que os hóspedes podem aceder -, conserva plena ruralidade e está inserida numa zona de proteção especial. À noite, antes de se instalar no silencio da casa (a partir de €250), troque a praia fluvial por um mergulho noturno na piscina iluminada.
Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto – Alentejo, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 1 de julho 2022.
Esta coleção de sete guias divididos pelas regiões de turismo (Porto e Norte, Centro, Lisboa e Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), oferecida com o Expresso durante sete semanas, convida à descoberta do país em 350 sugestões. As ilustrações de capa são da autoria de Pedro Lourenço.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt