Boa Cama Boa Mesa

Verão no Centro de Portugal: saltar de uma ponte ou voar sobre o rio?

16 junho 2022 13:46

Pouco conhecidos, esquecidos, a estrear ou verdadeiramente secretos, Portugal ainda guarda muitos tesouros para Explorar, Contemplar, Provar e Relaxar. Venha daí até ao Centro!

16 junho 2022 13:46

Diz a lenda que uma moira encantada aparece a quem vai sozinho em busca de um tesouro este local… Faça-se acompanhar e ganhe velocidade no baloiço do rio Castelo, em Senhorim, Nelas. Para uma aventura mais radical, também junto à água, pode saltar do alto da ponte do Poço de Santiago em Sever do Vouga. Estes são apenas alguns dos segredos para explorar e descobrir na região Centro.

Baloiço So’Rio Castelo, em Nelas

Baloiço So’Rio Castelo, em Nelas

“Voar” sobre o rio Castelo
A envolvente idílica tem nos trilhos seculares a lenda de uma moira encantada, que “só aparece no dia de São João, à meia noite a quem sozinho vai em busca de um tesouro junto à torre!” A mística deste lugar entrelaça-se com o Baloiço So’Rio Castelo, instalado em pleno leito da correnteza de águas frescas homónima, em Senhorim, freguesia do concelho de Nelas. Sente-se e relaxe. Sinta a leveza do ar e a sensação de estar com os pés no rio Cavalo. Renove as energias e deixe-se envolver pela Natureza em redor de tão bucólica paisagem, cenário do PR1 – Moinhos do Castelo. Integrado na “Rota dos Moinhos de Portugal”, este percurso pedestre temático prolonga-se ao longo das margens do rio Castelo, junto à aldeia dos Moinhos, em Senhorim. A sua incidência na história relacionada com a importância da água para a população local tem, como prova de tão relevante legado os moinhos de rodízio, relíquias de um passado longínquo e outrora essenciais à moagem dos cereais, sobretudo do milho e do centeio. Com 8,2 km e uma duração de cerca de 02h35, o PR1 – Moinhos do Castelo começa e termina em Senhorim.

Water Bungee Jumping em Sever do Vouga

Water Bungee Jumping em Sever do Vouga

Saltar de uma ponte para o rio Sever do Vouga
Water Bungee Jump é o nome do salto que vai fazer com que a sua adrenalina suba aos píncaros. Feita do alto da ponte do Poço de Santiago em Sever do Vouga, a 28 metros de altura, este salto difere do tradicional bungee jump, porque toca na água. Ou seja, a sensação assemelha-se a um alucinante mergulho em pleno rio Vouga. Este salto é realizado uma vez por mês, sempre ao fim de semana, por diversas empresas de aventura que operam na cidade, incluindo a Golden Moments, cuja próxima data de water bungee jump é já no dia 24 de junho. Tendo em conta as fortes emoções proporcionadas pelo salto, a experiência não está aconselhada a pessoas com problemas cardíacos, nem a menores de idade. De resto, esta é sem dúvida uma aventura para experimentar uma vez na vida, que pode ser feito de forma individual, ou a dois. A ponte ferroviária do Poço de Santiago, uma das pontes de pedra mais altas do país, foi construída entre 1912 e 1913, e é um ex-libris arquitetónico de Sever do Vouga. A ferrovia foi desativada em 1990, mas a ponte do Poço de Santiago foi preservada e é hoje parte de uma ecopista com cerca de seis quilómetros, com percurso paralelo ao Rio Vouga.

Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto - Centro, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 17 de junho 2022.

Esta coleção de sete guias divididos pelas regiões de turismo (Porto e Norte, Centro, Lisboa e Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), oferecida com o Expresso durante sete semanas, convida à descoberta do país em 350 sugestões. As ilustrações de capa são da autoria de Pedro Lourenço.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!