Aventura atlântica: pedalar ou caminhar entre a praia do Osso da Baleia e a Foz do Arelho
Ciclovia Estrada Atlântica
Turismo Centro de Portugal
A Ciclovia da Estrada Atlântica é considerada a maior do país. Entre os concelhos de Pombal e de Caldas da Rainha, são 74 km, com o azul do oceano à vista, a brisa do mar, o verde de matas e pinhais e muitos locais para respirar fundo e contemplar.
Anunciada como ciclovia, a Estrada Atlântica não é exclusiva para ciclistas, ainda que a extensão seja mais indicada para uma viagem a pedalar em duas rodas. Pode, obviamente, ser percorrida a pé, de skate ou até de trotineta, aproveitando para várias paragens contemplativas. Afinal, são 74 km, entre a praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal, e a Foz do Arelho, já nas Caldas da Rainha. Com o azul do oceano à vista, a brisa do mar, o verde de matas e pinhais e até lagoas, a ciclovia, que integra a Rede Europeia de Ciclovias Rota da Costa Atlântica, atravessa ainda os municípios Leiria, Marinha Grande, Alcobaça e Nazaré. A Mata Nacional do Urso, as praias do Pedrógão, da Vieira, do Norte, de Salir do Porto ou São Pedro de Moel são alguns dos locais a visitar, a par do Pinhal do Rei e da Lagoa de Ervideira. Existem diversos percursos de ligação que complementam a Estrada Atlântica.
Lagoa de Ervedeira
Turismo Centro de Portugal
Para melhor aproveitar esta longa viagem, quase sempre encostada ao mar, a Ciclovia da Estrada Atlântica pode ser dividida em sete percursos, que podem ser feitos de forma independente ou complementar, dependendo da vontade e força dos ciclistas e caminhantes. Com a ajuda do site Ciclovia e do Turismo Centro de Portugal organize a grande viagem:
1. Pombal – Estrada Atlântica
Extensão: 15,5 km
Descrição do percurso: São quase 16 km de ciclovias que atravessam toda a Mata do Urso em direção às praias e ao concelho vizinho de Leiria, onde a ciclovia está interligada, prolongando-se até à Nazaré.
Principais pontos de interesse: A Mata Nacional do Urso, onde se desenvolve a ciclovia; as minas de sal-gema do Carriço; a praia do Osso da Baleia e, já no concelho vizinho de Leiria, a Lagoa da Ervedeira.
2. Leiria – Estrada Atlântica
Extensão: 11,7 km
Descrição do percurso: Nos quase 12 km de extensão, a ciclovia atravessa o pinhal de Leiria, pela costa, passando pela Lagoa da Ervedeira e pela vila do Pedrógão.
Principais pontos de interesse: A ciclovia desenvolve-se paralela ao mar e muito próximo das praias, nomeadamente da Praia do Fausto e das Praias do Pedrógão, Norte e Sul. Logo no início, passa pela Lagoa da Ervedeira - um espaço de rara beleza - situada entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão. Continuando em direção a sul, a ciclovia passa pela vila do Pedrógão. Na praia do Pedrógão, mantém-se viva a faina da arte de xávega, técnica de pesca artesanal, típica desta região e uma das mais antigas do país. Esta tradição centenária remonta ao início do século XIX.
Estrada Atlântica
Turismo Centro de Portugal
3. Marinha Grande – Rio Lis
Extensão: 742 metros
Descrição do percurso: Começa junto à Ciclovia de São Pedro de Moel e dirige-se para norte até ao rio Lis e à Ponte das Tercenas.
Principais pontos de interesse: Na praia da Vieira visite a Capela dos Pescadores, um dos raros exemplares de edifícios religiosos em madeira, em Portugal.
4. Marinha Grande – São Pedro de Moel
Extensão: 14,6 km
Descrição do percurso: A mais extensa de todas as Ciclovias da Marinha Grande une, pela costa, as localidades balneares de São Pedro de Moel e Praia da Vieira.
Principais pontos de interesse: Praias de São Pedro de Moel, da Vieira e Farol de São Pedro.
5. Marinha Grande - Água de Madeiros
Extensão: 2 km
Descrição do percurso: Com início na praia de São Pedro de Moel, este percurso estende-se até Alcobaça, atravessando o icónico pinhal de Leiria.
Principais pontos de interesse: São Pedro do Moel e praias das Valeiras, da Pedra Lisa e de Água de Madeiros.
6. Alcobaça – Estrada Atlântica
Extensão: 21 km
Descrição do percurso: São cerca de 21 km de ciclovia que ligam a freguesia de Pataias às praias do Norte do concelho, através da Estrada Atlântica.
7. Caldas da Rainha
Extensão: 8 km
Descrição do percurso: Tem início na Foz do Arelho e culmina em Salir do Porto, sempre ao longo da faixa costeira.
Principais pontos de interesse: Surpreendentes enfiamentos paisagísticos para o mar (Berlengas).