18.68: antigo quartel de bombeiros no Chiado transforma-se em bar de cocktails
Francisco Nogueira
É um bar eclético onde a mixologia é rainha. Os cocktails de autor são preparados num antigo quartel de bombeiros e acompanhados por comida de partilha e de inspiração portuguesa e japonesa. Bem-vindos ao 18.68 do Bairro Alto Hotel
Comecemos pela história. No ano que dá nome ao bar - 1868 -, Lisboa enfrentava uma grande escassez de meios para fazer frente à vaga de incêndios que assolavam a cidade. Nesse mesmo ano, o maestro Guilherme Cossoul tornar-se-ia o fundador da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, a mais antiga do país.
18.68 Cocktail Bar
Francisco Nogueira
154 anos depois, a história é outra. Saíram os carros vermelhos dos bombeiros, mas mantiveram-se os tetos altos. A pedra de lioz está presente no balcão, nas mesas e também no chão. O 18.68 Cocktail Bar abriu a 18 de maio no Bairro Alto Hotel, com o ADN do novo espaço a refletir uma forte aposta na mixologia. Tanto o nome como o bar são uma homenagem à história deste local, em pleno largo Barão de Quintela, entre a rua do Alecrim e a rua das Flores.
18.68 Cocktail Bar
Ao contrário do que seria de esperar, é a comida de partilha do 18.68 Cocktail Bar, de inspiração portuguesa e japonesa, que acompanha a singular carta de cocktails, a maioria de autor,. As estrelas são as criações concebidas ao balcão pelo bartender de serviço. Tiago Santos está responsável pelo bar e o chef Bruno Rocha pelas propostas gastronómicas. Ao todo existem 18 cocktails, 15 de autor e três clássicos, distribuídos por um trio de categorias, destacando-se as propostas para começar, os “Maçaricos”, e os cocktails para harmonizar e para fechar a noite, o “Rescaldo”, concebidos a partir de vermute, gin, whisky, medronho ou rum.
“Rissóis” de Carabineiro
Para acompanhar foi criada no 18.68 Cocktail Bar uma ementa de comidas que aposta em diversos snacks e no conceito de finger food, criados por Bruno Rocha que assume, em definitivo, o cargo de chef executivo de todos os espaços de restauração do Bairro Alto Hotel. São exemplos a “Tosta de salmonete curado, funcho e laranja”, e o “Rissol de carabineiro”. Já entre as propostas para partilhar, destaque para a “Barriga de atum, óleo de manjerico e torresmos” e ainda para a “Gamba da costa, meloa e leite de tigre de agrião”. Carnes curadas, queijaria e doces, como a “Baba de camelo e granita de gin tónico”, completam o menu forte em petiscos contemporâneos com base em raw food.
18.68 Cocktail Bar
Francisco Nogueira
O 18.68 Cocktail Bar do Bairro Alto Hotel (Largo Barão de Quintela, 12, Lisboa. Tel. 213408253) está aberto de quarta-feira a sábado das 18h00 às 02h00. Tem capacidade para 28 lugares sentados.