Cascatas, praias fluviais e trilhos para descobrir entre o Cávado e o rio Homem

Com o Gerês aos pés e rodeado de espiritualidade e natureza, há muito para descobrir no concelho de Amares, entre caminhadas juntos aos rios e momentos de contemplação
Com o Gerês aos pés e rodeado de espiritualidade e natureza, há muito para descobrir no concelho de Amares, entre caminhadas juntos aos rios e momentos de contemplação
Comece este passeio pelo Santuário de Nossa Senhora da Abadia, considerado como o mais antigo santuário mariano de Portugal, construído entre os séculos VII e VIII e reconstruído século XVII. Não deixe de notar as semelhanças ao Bom Jesus de Braga e faça silêncio para, além da espiritualidade, observar as árvores frondosas, ouvir o chilreio das aves e o murmúrio ténue do ribeiro local. Uma via-sacra com oito capelas representativas da vida de Cristo e da Virgem, dispostas ao longo de um caminho íngreme, são apenas uma das propostas de descoberta.
Procure com atenção pela gruta onde Frei Lourenço e Paio Amado terão encontrado a imagem da Virgem, ali escondida no século VIII, pelos primitivos eremitas do Mosteiro da Montanha aquando da invasão árabe. Inserido na Rede Natura 2000, esta zona do Mosteiro é ideal para fazer caminhadas e piqueniques. Aproveite para se refrescar nas cascatas do rio Nava.
Antes de se fazer à estrada, retempere forças com um piquenique nos parques de merendas, e siga depois à descoberta do Parque e da Praia Fluvial de Felinhos. É considerada umas das mais vistosas que o rio Homem oferece, dada a tranquilidade que oferece e pelas ilhas, azenhas e várias zonas para banhos.
Suba depois os 560 metros que o levam ao topo do Monte de S. Pedro de Fins e deslumbre-se do miradouro com as paisagens panorâmicas sobre os vales dos rios Homem e Cávado e a vila de Amares. Na Ermida de S. Pedro, no cimo do miradouro, Entretenha-se a ver a pista de parapente e se tiver sorte, consegue dali, ver o mar. Tire uma fotografia enquanto observa a paisagem no Baloiço de S. Pedro, mas se levar a bicicleta, nem hesite e descubra os trilhos carregados de adrenalina, que desafiam os praticantes de BTT.
Águas que curam
O concelho minhoto de Amares é também conhecido pelas águas medicinais das Termas de Caldelas que, para além do bem estar e combate ao stress, ajudam no tratamento de perturbações do aparelho digestivo, pele e reumatismo. Estão rodeadas de jardins, ideiais para caminhadas, ou para momentos de leitura. Aceite a sugestão de ler a obra Águas de Verão da escritora Alice Vieira, que aqui passou as férias estivais, dos quatro aos 14 anos e inspirou-se nas termas para escrever este livro.
Em plena natureza, tenha sempre à mão uma máquina fotográfica, uma vez que no caminho, é sempre possível encontrar animais, selvagens ou em trânsito, e marcos miliários da Geira Romana, um troço da via XVIII do Itinerário de Antonino, ligando Bracara Augusta, atualmente a cidade Braga à Asturica Augusta, agora conhecida como Astoga, um município da comunidade autónoma de Castela e Leão, em Espanha, que atravessava o Gerês, chegando ao país vizinho pela Portela do Homem.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes