Boa Mesa

Cosa succede? A loucura dos novos restaurantes italianos em Lisboa

26 maio 2022 13:56

Allora

No último ano, apesar da pandemia, Lisboa assistiu à abertura de mais de uma dezena de restaurantes italianos, entre espaços mais tradicionais a projetos arrojados na oferta, decoração e ambiente. Conheça a seleção de novos italianos na capital e prepare-se para celebrar o dia nacional de Itália.

26 maio 2022 13:56

A cozinha italiana há muito conquistou o mundo e Lisboa, enquanto capital europeia, não fica imune à presença das mais importantes gastronomias internacionais. Certo é que a cozinha italiana ganha adeptos e que os espaços que lhe são dedicados são um sucesso, com a particularidade de hoje oferecem uma cozinha que vai muito além de pasta e pizza, e mesmo estas duas referências incontornáveis atingem níveis de qualidade sem comparação. Apesar da pandemia, no último ano, Lisboa assistiu à abertura de mais de uma dezena de restaurantes italianos. E a febre parece não ter fim… Para ajudar na escolha, em vésperas das celebrações do Dia Nacional de Itália (2 de junho), o Boa Cama Boa Mesa sugere sete novidades que merecem reserva.

Restaurante Libertà

Restaurante Libertà

Libertà, cosmopolita e autêntico
Um teto forrado a cereais faz todo o sentido quando as massas de vários géneros são tão importantes na cozinha italiana. O teto do novo restaurante do coletivo de cozinhas Lisbon Street Kitchen, está coberto com 80 mil espigas suspensas. A cozinha é aberta e tem aos comandos Sílvio Armanni que passou pelo estrelado Luca Fantin, em Tóquio, e conquistou uma estrela Michelin para o Octavium, em Hong Kong. “Ravioli de carne com pancetta, sálvia, manteiga e parmesão” lembram Bergamo, a cidade natal do chef. As massas frescas marcam a carta. Um singelo “Spaghetti Pomodoro”, preparado de forma exemplar, é de ir aos céus. Nas entradas, o “Lírio cru marinado” e “Tártaro de novilho” acompanham bem a focaccia fina no forno com queijo Stracchino. No Libertà prove o "Robalo selvagem na grelha" com puré de raiz de aipo e a "Costeleta de vitela panada à milanesa". Brinde com “Libertà Mule” (vodka com infusão de cardamomo e tomilho, licor de flor de sabugueiro, ginger beer e lima). Experimente agora o tradicional aperitivo italiano, com petiscos e bebidas, entre as 15h00 às 19h00, de quarta-feira a sábado. Farinhas, massas, biscoitos, azeites e tomates San Marzano estão à venda na loja do restaurante.
Rua Rodrigues Sampaio, 39, Lisboa. Tel. 213541182

Rocco

Rocco

francisco nogueira

Rocco, sofisticado e versátil
Abrem-se as portas e a reação inicial é um sonoro “uau!”. É esse o efeito provocado por este restaurante cosmopolita, que engloba três áreas em diferentes momentos: um Gastrobar, com pavimento marmoreado, balcão central, vasta seleção de vinhos e cocktails, petiscos frios e quentes, queijos e charcutaria; o resguardado Crudo Bar, onde se servem desde mariscos a ceviche, e um Ristorante dedicado à autêntica cozinha italiana. O marisco é a estrela da carta. As “maravilhas do mar” têm um lugar transversal, tanto na ementa do Gastrobar como do Ristorante, a saber: “Linguini de Lavagante”, “Ravioli de sapateira” e “Risotto de Carabineiro”, entre outras opções. Mas, no Rocco Ristorante, também há clássicos italianos para provar como a “Melanzane alla Parmigiana”, “Robalo com risotto alle vongole”, “Cotoletta di vitelo ala Milanese”, “Ossobuco com risotto de açafrão” e “Bife Rossini”. Nos Antipasti sobressaem os pratos intemporais como a “Burrata DOP”, o “Carpaccio de novilho”, “Vitelo tonnato” ou “Arancini al Telefono”, com molho romesco. A lista de vinhos é rica em espumantes e, sobretudo, champanhes. É possível almoçar e jantar no Rocco. Termine a refeição com um café na Terraza, um terraço com ambiente de charme único.
The Ivens, Rua Ivens, 14, Lisboa Tel. 210543168

Restaurante M’Arrecreo

Restaurante M’Arrecreo

maria mattos

M’Arrecreo,napoletano vero”
Comece logo por saborear a intensa “Parmigiana de Melanzane”, acompanhada por uma cerveja italiana Moretti ou uma portuguesa Musa. Não perca o “Polipo alla Luciana”, polvo picante com tomate, alcaparras e azeitonas, e a degustação de burratas com diversas combinações. Este é um lugar de culto da cozinha napolitana. As pizzas são certificadas pela exigente Associazione Verace Pizza Napoletana, que assegura a qualidade da matéria-prima e do processo de preparação e o chef é, naturalmente, de origem napolitana. Gennaro Langella nasceu em Nápoles e pertence a uma família com quatro gerações de pizzaiolos. Começou apenas com 13 anos a dar os primeiros passos no mundo da cozinha, na histórica pizzaria da família. Conta com 30 anos de carreira ao lado de chefs de renome da cozinha napolitana e é também formador da “Associazione”. Recomenda-se a bem condimentada “Pizza M’Arrecreo” e não perca os cocktails de Nuno Rosa, como o “Limontejo & Gin Fizz”. No M’Arrecreo há propostas mais arrojadas para quem é fã absoluto da cozinha de Nápoles: a nova e especial “Pizza Salsicha Pedrazzoli e grelos” que tem como cartão de visita o facto de ser irresistível para os numerosos clientes italianos que visitam o restaurante.
Rua de São pedro de Alcântara, 35, Lisboa. Tel. 910599555

Tutti a Tavola

Tutti a Tavola

Tutti a Tavola, italiano com twist
É um projeto que nasce em pleno Jardim do Campo Grande, junto ao emblemático Caleidoscópio, com uma atmosfera intimista e decoração onde sobressaem os candeeiros da Marinha Grande, além de uma esplanada bem airosa. É fruto da vontade de três irmãos, Sandra, Pedro e Luís Araújo, com a história de família ligada a esta zona de Lisboa. O chef é Carlos Rendón, natural da zona Maya de Yucatán, no México. Cria massas frescas com receita própria em formatos diferentes como é o caso dos “Capppeline”, massa fina al burro, com frango grelhado e molho de alcaparras ou dos “Arrancine” recheados com sapateira, com molho de espargos e espinafres. Como couvert, no Tutti a Tavola, sugere o original “Paté di carciofi e spinaci”, um gratinado de tomate seco e queijo parmesão para barrar no pão de pizza crocante. Nos pratos principais, prove a “Porchetta com molho de gorgonzola e puré de batata-doce e espinafres”. Não deixe de experimentar os cocktails de assinatura do bartender Ricardo Xale. Outro exclusivo do chef a não perder é o “Tartufo com chocolate meio amargo com mousse de avelã e caramelo salgado”. Existem opções para as crianças e, durante a semana, menu executivo composto por entrada, prato e bebida por €14,50.
Jardim do Campo Grande, Caleidoscópio, Fundação Liga, Lisboa. Tel. 217970482

Allora

Allora

gustavo ramos

Allora, a trattoria de um hotel cinco estrelas
Inspirado nas trattorias italianas, a ementa do novíssimo Allora, inserido no EPIC SANA Marquês, hotel cinco estrelas em Lisboa, coloca enfoque na matéria-prima vinda maioritariamente de Itália. O Bar de Antipasti pode ser um começo, mas curiosamente também um grande final. O ponto de partida é um “Madrone”, um Martini com twist, infusão de essência de pimento padrón, um belo aperitivo para depois se entregar nas mãos do chef Francesco Francavilla, já no espaço do ristorante. O “Carpaccio di manzo, lombo de novilho, champignons laminados, lascas de parmesão e vinagre balsâmico”, é leve, crocante e cremoso, uma experiência. Prove ainda as “Tagliatelle alla carbonara”, com trufa, parmesão e a tradicional guanciale crocante, o “Risotto all’astice”, com bisque de lavagante, a “Sogliola alla mugnoila” (linguado com uma redução de vinho branco) e o “Entrecôte Black Angus”, com lascas de parmesão. Para terminar, o clássico “Canollo Siciliano”, massa doce com mousse de ricotta, sobremesa típica da região do sul de Itália. Regresse ao bar para um saborear um queijo italiano. Termine a refeição com o “Gambino”, preparado com bourbon, blend de vermutes, café e chocolate. O restaurante Allora serve apenas jantares.
EPIC SANA Marquês, Av. Fontes Pereira de Melo, 8, Lisboa. Tel. 210064314

Veramente Pizza & Vino

Veramente Pizza & Vino

Veramente Pizza & Vino, familiar e casual
Abriu em plena pandemia e conquistou espaço na exigente oferta italiana de Lisboa. Localizado perto da Assembleia da República tem aos comandos o chef italiano Igor Penna. Encontrou o amor em Lisboa e resolveu ficar e aventurar-se neste projeto. Os produtos DOP italianos inundam a ementa. Desde as entradas, com as imperdíveis Tábuas de queijos e enchidos italianos, que podem ser combinadas com as focaccias, às quais o chef acrescentou recentemente uma nova sugestão, de prosciutto di Parma DOP, mozzarella di Bufala DOP e tomate, e bruschettas diferentes, de abacate com um toque de ricotta, ou com nduja e salsicha picante típica da região da Calábria, no sul de Itália. Grande novidade no Veramente Pizza & Vino são os panini, típicas sanduíches italianas, servidas em pão estaladiço, como, por exemplo, o “Toscano”, com salame Firenze DOP e gorgonzola, ou o “Romagnolo”, com presunto e mozzarella di Bufala, mas também o “Vegetariano”, com legumes e pesto de alcachofra e pistáchio, e ainda o Inferno, para os mais aguerridos salame e linguiça picante.
Av. Dom Carlos, 144, Lisboa. Tel. 213960987

Restaurante Caja

Restaurante Caja

Caja, familiar e descontraído
É a casa de Catalina, de origem chilena, mas que viveu em Bolonha, e do marido Bubacar, sendo ele quem está maioritariamente aos comandos da cozinha. Servem massas frescas como “Cappelletti de carne”, “Ravioloni de dourada”, lasanha (vegetariana e de carne), gnocchi, tagliatelle e ravioli de carne, com vários molhos à escolha, entre trufa, tomate seco, noz, natas, manteiga e salva, salsicha, natas e ervilhas, tomate e carne. Fica a curta distância do Mercado do Forno do Tijolo, entre o Intendente e a Avenida Almirante Reis, e foi no passado morada de uma drogaria. O Caja tem preços amigos e convida a ficar pelo ambiente descontraído próprio desta zona cool, seja no interior ou na esplanada fechada. Pode também levar massa fresca para casa. É um restaurante honesto, de dia-a-dia.
Rua Andrade, 9/11, Anjos, Lisboa. Tel. 926506956

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!