Boa Cama Boa Mesa

O Ilhéu da Papôa, a Nau dos Corvos, o Trilho das Grutas e outras aventuras no Oeste

Peniche
Peniche
Turismo Centro de Portugal

Um imenso mar, um arquipélago que é reserva natural, desporto de aventura e passeios pela natureza emoldurados por paisagens únicas são as propostas para descobrir o litoral Oeste de Portugal, com partida e chegada em Peniche

Comece esta viagem por Peniche, um dos maiores portos de pesca tradicional de Portugal e ainda um grande centro de atividades turísticas ligadas ao mar. Percorra as ruas, sempre com o mar e a praia no horizonte, e descubra o centro histórico e, claro, o Forte de Peniche, construído para a defesa da costa. Passe ainda pelo Forte da Praia da Consolação, importante para a história de Portugal em vários momentos, nomeadamente como prisão política durante o Estado Novo, e atualmente Museu Municipal de Peniche.

Cabo Carvoeiro
Turismo Centro de Portugal

Siga depois até ao Cabo Carvoeiro, no extremo ocidental da península, onde há um farol com o mesmo nome. Ali chegado, observe as formações geológicas que o mar esculpiu, como a Nau dos Corvos, um rochedo que faz lembrar uma embarcação naufragada. Se as condições meteorológicas assim o permitirem, aviste as Berlengas e os Farilhões.

Diz a geologia que representa muito provavelmente um resto de um cone vulcânico mas é a singularidade do local, classificado como “uma península de uma península” que transforma a Papôa num local instagramável. Localizado a norte de Peniche, o Ilhéu da Papôa é uma pequena península, integrada numa zona de enorme interesse geológico. Mas, atenção, a visita a este local requer cuidados redobrados, especialmente em dia de vento.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

Visitar as Berlengas

Caso pretenda fazer uma visita ao arquipélago das Berlengas pode optar por uma viagem de barco, de canoa ou até de stand up paddle. A Feeling Berlenga além da viagem, proporciona visitas às grutas em lancha de fundo de vidro, passeios a pé pelos trilhos e até batismo de mergulho (preço sob consulta). Já a Berlengatur oferece a mais confortável das viagens, num novíssimo catamaran com 18 metros de comprimento, e com espaço interior e exterior para 90 pessoas. Faz a travessia em apenas 25 a 30 minutos (a partir de €22), e uma vez na ilha, também organiza vistas às grutas e pelos trilhos pedestres, para observação da cagarra e de outras espécies como a gaivota-de-patas-amarelas, a gaivota-d'asa-escura e, se tiver sorte, o airo. O Trilho das Grutas ou Trilho da Berlenga tem uma extensão de apenas 3 km, com passagem pelo planalto do farol. Com a H2OceanXpeditions tem ainda as opções de fazer stand up paddle em redor da ilha e pelas grutas e expedições fotográficas.

Berlengas
Turismo Centro de Portugal

De regresso a terra firme, faça um passeio até ao Baleal, um praia encantadora, que herdou esta denominação devido à grande pesca de baleias e atum no passado. Faça-se ao mar para um mergulho, sem se esquecer que as águas são frias, ou suba a uma prancha e enfrente as ondas que tornam famosa esta praia. Se não sabe surfar, a Baleal Surf Camp tem instrutores que em pouco tempo o colocam a rasgar as ondas.

Baleal Surf Camp
Andre Jesus

Se já for praticante de surf, dirija-se então até à Praia dos Supertubos, conhecida pelas ondas tubulares, ponto de paragem do campeonato do mundo e inserida na Praia do Medão Grande. Tem um areal muito extenso e foi palco do Campeonato do Mundo de Surf (WCT) Rip Curl Pro Search. Em qualquer destas praias, aproveite as esplanadas e os caminhos desenhados com estratégicos miradouros, para observar quer o mar, quer a paisagem circundante.

Mergulho nas Berlengas
Turismo Centro de Portugal

Mas se a vontade é a de caminhar, neste passeio não pode deixar de fazer a Grande Rota Caminho do Atlântico Oeste. Por curiosidade, saiba que está inserida na Grande Rota Europeia E9 que se inicia em São Petersburgo, na Rússia, e termina no cabo de São Vicente. Nesta região, tem um caminho de aventura ao longo de 66 km, entre a praia da Assenta Sul, em Torres Vedras, e o cabo Carvoeiro, em Peniche, atravessando a costa da Lourinhã, grande parte do Sítio da Rede Natura 2000 Santa Cruz - Peniche e ainda um pequeno território do Sítio Sintra/Cascais, que termina na zona sul do concelho de Torres Vedras. Tenha em conta que a zona entre a Consolação e São Bernardino é composta por um empilhamento de sedimentos do Jurássico Superior com mais de 150 milhões de anos, chamado Kimeridjiano, e é uma das principais áreas de estudo deste período geológico em Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate