Boa Cama Boa Mesa

Um refúgio sofisticado, com cascata privada e piscinas panorâmicas na serra da Estrela

Casas da Lapa
Casas da Lapa

Numa pequena aldeia da Serra da Estrela, envolta em bosques de carvalhos centenários, cascatas e ribeiras, “esconde-se” um alojamento de charme, as Casas da Lapa - Nature & Spa Hotel.

A mais de 700 metros de altitude, as Casas da Lapa - Nature & Spa Hotel ficam junto à encosta da Serra da Estrela, no extremo da Aldeia de Montanha Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia. Basta atravessar um dos patamares, onde encontra uma das duas piscinas exteriores, para descobrir a cascata privada que é um dos tesouros destas casas. Atreva-se a entrar na queda de água para um banho revigorante. A cascata e as duas piscinas panorâmicas são a promessa de belas tardes refrescantes a olhar a serra. A curta distância encontra ainda a praia fluvial com o nome da aldeia.

Casas da Lapa

A praia fluvial de Lapa dos Dinheiros, também conhecida por praia da Caniça, fica a cerca a menos de 2 km da freguesia da Lapa dos Dinheiros, na ribeira da Caniça, afluente do rio Alva, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Há muitos mergulhos para dar em qualquer uma das pequenas lagoas formadas por cascatas que pontuam o rio e a ribeira. Descubra ali perto a rocha dos Cornos do Diabo e o chamado Buraco do Sumo, um local onde a água da ribeira corre debaixo da terra. Conta-se que D. Dinis não resistiu a dar um mergulho nestas águas, não se sabendo ao certo se na praia fluvial, ribeira ou lagoas. Reza a lenda que o próprio nome Lapa dos Dinheiros se deve à mesa farta com que presentearam o rei durante a uma paragem na aldeia para descansar. Perante as delícias que lhe apresentaram, terá perguntado “Como conseguiram um jantar tão farto?”, ao que os habitantes da aldeia terão respondido “Com os nossos dinheiros”. E assim, resolveu D. Dinis chamar a este local de Lapa dos Dinheiros. Lapa seria o nome inicial da aldeia e significa “povoação construída em cima de uma rocha”, mas daí em diante, por ordem do monarca, passou a chamar-se Lapa dos Dinheiros.

Casas da Lapa

Já foi apelidada de “segredo bem guardado na serra da Estrela”. Talvez o mesmo desígnio se aplique às Casas da Lapa, projeto nascido da resiliência e romantismo do casal Nuno Bravo e Maria Manuel que resolveu criar algo na aldeia onde Nuno havia crescido. As Casas da Lapa oferecem oito suítes e sete quartos (€155) com vistas para a montanha. Tome um banho com espuma e panorâmico na banheira da suite spa a olhar a serra a saborear um copo de vinho Vinhais do Sabarrô, produzido pelo sogro de Nuno Bravo. No inverno, aproveite a piscina interior aquecida, sauna e banho turco, assim como a bela lareira na sala. Visite a biblioteca e aproveite para ler um livro na buraca, uma espécie de gruta escavada que antigamente servia para salgar as carnes ou guardar ferramentas nas casas das aldeias, uma sugestão original do arquiteto responsável pelo projeto refinado das Casas da Lapa, Jorge Teixeira Dias.

Casas da Lapa

No Spa das Casas da Lapa, os tratamentos de assinatura têm por base a biodiversidade. São aplicados óleos essenciais perfumados, de acordo com o perfil de cada hóspede. Conte ainda com excelente pequeno-almoço, sem hora limite, e pode ser tomado no exterior, junto à piscina, a sentir o ar puro da serra. O restaurante, com decoração pontuada pelo verde das plantas, oferece uma ementa de fine dining, feita de sabores da Beira e portugueses.

Casas da Lapa

As Casas da Lapa sugerem ainda diversos programas, entre caminhadas, passeios de bicicleta e piqueniques. A Lapa dos Dinheiros é atravessada pela Rota da Caniça e pela Grande Rota das Aldeias Históricas. A sua inserção no bosque primitivo da Serra da Estrela, numa encosta declivosa, proporciona uma verdadeira experiência de montanha. Explore o bosque de carvalhos centenários que alberga uma riqueza de espécies de fauna e flora sem qualquer comparação com outros do mesmo género em Portugal, mas também outras zonas de interesse nos arredores. Percorra o Trilho Rota da Caniça (PR10 Seia), percurso circular, com 7 km de extensão e de dificuldade moderada, que passa por alguns dos pontos mais icónicos da região.

Casas da Lapa

Faça das Casas da Lapa - Nature & Spa Hotel (Rua Eira de Costa, 10, Lapa dos Dinheiros. Tel. 911851895) o ponto central estratégico para uns dias de férias na Serra da Estrela e parta à descoberta de outras aldeias de montanha como Loriga, Cabeça, Sabugueiro, Sazes da Beira e Valezim. O Covão dos Conchos, o Covão da Ametade, a Nave da Mestra e o Vale Glaciar do Zêzere também se encontram a curta distância.

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, Lapa dos Dinheiros é palco do imperdível Festival Músicas do Bosque que tem lugar precisamente junto à praia fluvial da aldeia. Aproveite para ouvir música, ver cinema, mas também acompanhar a subida dos rebanhos à serra (partida na cidade de Seia), participar nas sessões de ioga e no passeio fotográfico, tudo a acontecer num cenário de natureza.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas