Boa Cama Boa Mesa

Street Food Tour: restaurantes com rodas vão percorrer o país este verão

19 maio 2022 10:58

De norte a sul, o mundo vai ser servido em verdadeiros restaurantes ambulantes. Pela estrada fora vão andar Food Trucks a dar a provar “Empanadas argentinas”, “Baos” de Taiwan ou “Pães salgados” e “Doces da Transilvânia”

19 maio 2022 10:58

A ideia surgiu, como quase todas as ideias surgem, numa conversa entre Fátima Moura e Teresa Santos. Terão andado, as palavras, à volta do fenómeno mundial das Food Trucks, e da inexistência em Portugal de grandes eventos que levassem a comida sobre rodas junto da população. Logo ali, ficou decidido que, a realizar-se em Portugal, não iria passar por nenhuma grande cidade, ia ser pelas terras do interior, e que mais do que comida do mundo, haveria animação garantida para toda a família.

Kurtos Kalacs

Kurtos Kalacs

Fátima Moura decide então apanhar um avião e ir aos Estados Unidos da América verificar “in loco” como são feitos os eventos de Street Food, quem participa, e buscar ideias para fazer o mesmo em Portugal. Na viagem de regresso, a cabeça fervilhava com ideias. Mais uma conversa e do plano, passou-se à prática e desenhou-se um calendário para a realização desta Street Food Tour. Escolheram-se os locais, contactaram-se os municípios, os patrocinadores, o DJ residente e aí está, prestes a dar à chave e partir pelo asfalto, a primeira edição da Street Food Portugal.

Go Bao

Go Bao

No desenho do mapa gastronómico sobre rodas, afirmam as duas organizadoras, “não pudemos esquecer a restauração local, que tem passado tantas dificuldades ao longo dos últimos dois anos”. Por isso, vão trabalhar com os restaurantes locais, para que a comida tradicional seja transformada em Street Food e façam parte dos eventos. Um dos Food Trucks está sempre destinado aos restaurantes e aos produtos locais. A esperança é que daqui, possam resultar interessantes ofertas de Street Food de comida portuguesa.

Go Boa

Go Boa

O primeiro evento é já nos dias 3, 4 e 5 de junho, no Cartaxo, no Jardim da Praça de Touros do Cartaxo no primeiro dia, sempre à sexta-feira, funciona das 18h00 às 23h00, sábado das 12h00 às 24h00 e aos domingos, das 12h00 às 16h30. Consoante o destino, há artistas de rua que surgem onde menos são esperados, e a juntar a estes, outros artistas locais que animam a festa. Há ainda atividades a preços muito especiais, como tranquilos passeios de barco, lições para os mais novos ou mais velhos dominarem a sua bicicleta, ou desportos mais radicais. E sempre a música para embalar a comida, com um DJ residente.

Polaroskas

Polaroskas

Alguns destes eventos estão integrados noutras festas maiores. No Seixal, na Frente Ribeirinha de Amora, a 24, 25 e 26 de junho fazem parte das festas populares da cidade. Segue-se Seia, a 1, 2 e 3 de julho, no Parque do C.I.S.E. Centro de Interpretação da Serra da Estrela e integrados no Festival de Artes de Rua, rumando depois a Street Food Tour para Setúbal, a 26, 27 e 29 de agosto, onde estacionará na Avenida Luísa Todi. Regressam ao centro de Portugal, a Penacova, nos dias 2,3 e 4 de setembro, ao Miradouro de Penacova e no Jardim da Várzea Pequena fazem a festa em Tomar, nos dias 16, 17 e 18 de setembro. A Street Food Tour termina a 11, 12 e 13 de novembro, no Festival Internacional de Balões de Ar Quente, em Ponte De Sor, no Jardim do Campo da Restauração.

ROCK n’Doll

ROCK n’Doll

Para o fim guardamos o mais saboroso. As Food Trucks participantes que são a Los Ganso’s com “Empanadas da Venezuela”, o Chakaburger com “Hambúrgueres do chef Chakall”, de Taiwan o Go Boa vai servir “Baos”, e de Itália, o Iconic Pizza surpreende com “Pizzas em cone”. O Olhá Picanha vai dar a provar “Sanduíches de picanha” e vem do Brasil, da Roménia o Kurtos Kalacs apresenta “Pães salgados” e “doces da Transilvânia” e do Médio Oriente chegam os ROCK n’Doll com “Kebabs”. Naturalmente no Street Hot Dog da Alemanha servem-se “Cachorros”.

Participam ainda o La Boca com “Empanadas argentinas”, vindos da Argentina, o La Salaina de Espanha, os Los Amigos do México, a Madre Coxinha do Brasil e as Guloseimas Ora Bolas com “Bolas de Berlim”. Os eventos podem ser acompanhados no Instagram @streetfoodtourpt, onde serão colocadas as novidades, no Facebook, ou na página oficial do evento, que tem o apoio das Câmaras Municipais e o patrocínio da Delta, Super Bock e Recheio.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!