Boa Cama Boa Mesa

No Brejão, já se pode voltar a dormir no quarto de Amália Rodrigues

19 maio 2022 14:54

A Herdade Amália Rodrigues, na costa alentejana, já reabriu ao público como unidade hoteleira. Com vistas magníficas, a fadista dizia que na casa tinha “a sensação de estar num barco”

19 maio 2022 14:54

A casa de férias de Amália Rodrigues, no Brejão, perto de São Teotónio, no concelho de Odemira, reabriu a 8 de abril como unidade de alojamento. Tony Sousa, um luso-canadiano é o novo responsável pelo espaço, que preserva o espírito e o gosto da maior fadista da história da música nacional. Aliás, além da casa, todo o mobiliário e decoração, deixados por Amália, estão à disposição dos hóspedes.

Herdade Amália Rodrigues

Herdade Amália Rodrigues

A casa da Herdade Amália Rodrigues tem duas suites “Amália” e “César” e dois estúdios exteriores “Flores” e “Mar” e vai, em breve ter mais um, o “Quarto do Fado” (a partir de €125), atualmente em recuperação, e uma sala comum a todos os hóspedes e visitantes. Foi um projeto do arquiteto Conceição e Silva, na década de 60 do século passado, classificado como deslumbrante e transparente e que se inspirou no trabalho de Frank Lloyd Wright. Foi desenhada para ter boas vistas para o oceano, e, diz a história, que a fadista, da primeira vez que entrou na casa, com o marido César Seabra terá dito ter “a sensação de estar num barco”. Do quarto principal, habitualmente usado pela fadista, as vistas são fantásticas, e Amália gostava de se deitar nele, na altura do pôr do sol, que considerava o mais bonito do mundo. Os jardins, trabalhados pela artista, foram preservados, bem como a piscina a caminho da praia.

Herdade Amália Rodrigues

Herdade Amália Rodrigues

Durante cerca de 30 anos, a Herdade Amália Rodrigues foi um refúgio de férias para a Diva do Fado e o marido, e tinha um acesso privativo à praia da Assenha. Mas a fadista permitiu o acesso público àquele local, que mudou o nome para Praia da Amália. É considerada tanto um marco histórico na vida da artista, como em toda a região e especificamente para o povo do Brejão, povoação localizada a 2 km. Propriedade da Fundação Amália Rodrigues, a herdade foi adaptada para o turismo após uma reabilitação geral em 2010 (da casa principal) e outra em 2019 (da casa das flores). Foi, aliás, já como unidade turística galardoada em 2017 com um prémio de melhor alojamento local concedido pele Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT).

Herdade Amália Rodrigues

Herdade Amália Rodrigues

Tony Sousa, o atual dinamizador do projeto pretende manter tudo exatamente como estava, já recuperou a horta e o galinheiro, e os ovos da galinha que ocupa a capoeira com um galo e sete pintainhos, são servidos ao pequeno-almoço na enorme mesa onda Amália fazia longos jantares com os amigos. O gestor da propriedade conta ainda que, no dia da festa da aldeia Amália Rodrigues abria a herdade e fazia um arraial popular com sardinha assada e petiscos para toda a população, e que vão continuar a fazê-lo já este ano, em memória da fadista.

Herdade Amália Rodrigues

Herdade Amália Rodrigues

A Herdade Amália Rodrigues (Brejão, Zambujeira do Mar. Tel. 961649407) é uma unidade pet friendly, que aceita animais até 8 kg.

Artigo atualizado dia 20 de maio de 2022, às 10h45

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!