Dos pastos à mesa, festival gastronómico promove Borrego Serra da Estrela DOP
Criado ao ar livre em pastos verdejantes e frescos da serra da Estrela apresenta uma carne de sabor e textura únicas que chegam à mesa em receitas tradicionais ou inovadoras. O Borrego Serra da Estrela DOP brilha, por estes dias, em mais de 30 restaurantes da região. "Aqui entre nós" é uma parceria com o Turismo Centro de Portugal
Em receitas tradicionais, que passam de geração em geração ou em abordagens criativas que juntam técnica e sabor, a qualidade de uma carne produzida ao ar livre, entre a pureza da serra, as águas de nascente e os pastos verdejantes traduz-se em sabores, texturas e sensações singulares. Como antigamente, os borregos com certificação DOP são criados seguindo rigorosos padrões de qualidade. Resultam num produto de excelência que não só satisfaz os mais exigentes palatos como representa uma forma de “preservar e defender este produto que se mantém na forma tradicional de maneio, conferindo à carne características organoléticas diferenciadas e únicas”, tal como explica o presidente da Estrelacoop, Joaquim Lé de Matos.
A segunda edição Borrego Serra da Estrela DOP acontece no fim de semana de 13 a 15 de maio em 30 restaurantes da região, abrangendo os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia.
Ensopado de Borrego DOP serra da Estrela
Borrego à Canastra, Assado no Forno, em Ensopado, grelhado e confecionado de acordo com novas leituras gastronómicas, como o crocante de Borrego Serra da Estrela DOP, é estrela de três dias de experiências gastronómicas únicas em que os restaurantes participantes garantem pelo menos um prato confecionado com Borrego Serra da Estrela DOP no menu.
O restaurante Cova da Loba, em Linhares da Beira, o da Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, o Museu do Pão, em Seia e o restaurante do Hotel Madre d’Água são alguns dos locais aderentes, que estão de portas abertas entre 13 e 15 de maio com pratos de Borrego Serra da Estrela DOP.
Além da experiência os restaurantes locais, também em lisboa, Oliveira do Hospital e Gouveia pode participar em três showcookings: o primeiro acontece a 13 de maio em Lisboa, no restaurante “Abeira-te” e conta com a confeção de um prato de borrego pelo chef Chakall; a 14 de maio, no restaurante O Gouveia em Oliveira do Hospital, será a vez do chef João Quaresma demonstrar os atributos desta carne nobre e tenra criada nos prados da Serra; a terminar, a 15 de maio, o restaurante Sabores da Serra no Hotel Eurosol de Gouveia contará com o showcooking da autoria do chef Paulo Cardoso.