Boa Cama Boa Mesa

Em nome de uma alimentação saudável, há novas estrelas no cartaz do Rock In Rio 2022

Em nome de uma alimentação saudável, há novas estrelas no cartaz do Rock In Rio 2022
Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral são as estrelas do universo gastronómico convidadas para a Cidade do Rock. No Parque da Bela Vista, em Lisboa, Ljubomir Stanisic vai subir ao palco e ser o mestre de cerimónias do Chefs Garden.

São 400 lugares sentados, com sombra, e um palco (Chef’s Stage), onde se pretende "chamar a atenção do público para a necessidade de adotar uma alimentação sustentável". Para além de música e entretenimento, a Cidade do Rock vai também assumir a vertente de festival gastronómico, com estrelas de valor reconhecido.

Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral são os responsáveis pelos menus servidos neste espaço no recinto do Rock in Rio Lisboa 2022, com pratos inspirados nos principais ecossistemas de Portugal: agricultura e pecuária, florestas, mar e rios.

Ao chef Vítor Sobral coube o tema Agricultura & Pecuária que vai preparar, entre outros pratos, um “Hambúrguer de vitela Arouquesa com cebola caramelizada, tomate, Rúcula e queijo da Ilha de São Jorge” e uma “Mousse de chocolate de Melgão com morangos confitados, flor de sal e açafrão dos Açores”. A Floresta será representada pela chef Justa Nobre que irá servir “Sopa fria de beterraba com amêndoas crocantes” e “Leite-creme de abóbora com frutos do bosque”.

Os sabors do Mar chegam ao Rock in Rio 2022 pela mão da chef Noélia Jerónimo que apresentará opções como “Tosta de cavala” e Wrap de Polvo com batata-doce e piso de coentros”. Por fim, os Rios inspiram o o chef Miguel Castro e Silva, que vai preparar, entre outras propostas, uma “Sopa seca de lúcio-perca e couve”. No Continente Chef’s Garden há, ainda, espaço para um Wine Bar da Sogrape Vinhos.

Continente Chef’s Garden

O Chef’s Stage de Ljubomir Stanisic

Outra das novidades do Rock in Rio Lisboa 2022, que vai decorrer nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, no Parque da Bela Vista, é a criação, do Chef’s Stage que tem como mestre de cerimónias Ljubomir Stanisic. O mediático chef assume o palco várias vezes ao longo de cada dia, com o objetivo de "provocar e envolver o público nas temáticas da alimentação sustentável trazendo, para isso, convidados especiais". O espaço conta ainda com momentos musicais, com concertos e DJ sets.

A escolha de Ljubomir Stanisic assenta na vertente de comunicador do chef, que tem reafirmado nos diferentes projetos de comunicação, com programas televisivos, como o Hell’s Kitchen na SIC, livros e minisséries documentais como a mais recente Coração na Boca, disponível na plataforma de streaming da SIC, a OPTO. Mas foi também escolhido pela forma como aborda a sustentabilidade nos restaurantes e projetos que lidera.

Ljubomir Stanisic

Sustentabilidade

Com a curadoria do Continente Chef’s Garden a cargo de Nuno Nobre, responsável por iniciativas como o Festival Internacional Ouriço-do-Mar na Ericeira, a Cidade do Rock vai assim receber "chefs de norte a sul de Portugal que irão trabalhar com produtores locais e definimos como conceito gastronómico os ecossistemas mais representativos da gastronomia portuguesa”, explica o curador.

Ciente do impacto que as escolhas alimentares têm no planeta, a 9.ª edição o Rock in Rio Lisboa vai reforçar a conduta sustentável na área da alimentação e bebidas. O festival vai incentivar o uso de produtos nacionais e a contratação de fornecedores locais, contribuindo não só para reduzir a pegada carbónica, mas, também, para fomentar a economia local, e promover o uso de produtos sazonais respeitando e acompanhando os calendários agrícolas e os nossos ciclos naturais.

Além disso, e já contribuindo para alcançar a meta estipulada até 2030 de se tornar um evento Zero Desperdício Alimentar, além da doação de alimentos no final do evento e encaminhamento dos resíduos orgânicos para compostagem o festival passará a trazer este olhar também para o momento da confeção das receitas, durante o qual os chefs aproveitarão ao máximo as matérias-primas, e para o momento de consumo, adotando o conceito de “dose certa” para evitar desperdício de comida servida.

Continente Chef’s Garden

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate