Boa Cama Boa Mesa

Pateira de Fermentelos: Pela maior lagoa natural da Península Ibérica, entre patos nenúfares e bateiras

14 abril 2022 11:02

Dona de uma paisagem deslumbrante que se acentua ao pôr do sol, a Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península ibérica, paraíso de biodiversidade, casa de mais 150 espécies de aves e de uma mão-cheia de recantos românticos. É também um dos 25 rios e lagoas imperdíveis para conhecer no primeiro Guia da Água, a partir desta quinta-feira, 14, com o Expresso.

14 abril 2022 11:02

No triângulo entre os concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro e Aveiro, insere-se a maior lagoa natural da Península Ibérica. O seu valor paisagístico atrai curiosos, entusiastas da fotografia e produções de moda, e a enorme riqueza de habitats justificou a sua integração na Rede Natura 2000. Identificam-se mais de 150 espécies de aves na Pateira de Fermentelos, desde logo diversos tipos de patos, mas também garças como a garça-vermelha e a garça-real, a águia-sapeira, o milhafre-preto, o guarda-rios e a ibis-preta. Às áreas de canavial, tabúa e bunho, que se usava para fazer esteiras, juntam-se os nenúfares servindo de abrigo a peixes que aí preferem desovar. Na envolvente podem avistar-se lontras, raposas, ginetas, saca-rabos e javalis. É pelo concelho de Águeda que se estende a maior parte da lagoa. Comece a usufruir desse paraíso natural nos parques de lazer de Espinhel e Óis da Ribeira, dotados de churrasqueiras, mesas de piquenique e parques infantis. Dê um passeio de bicicleta ou caminhe pelos passadiços e espreite as estruturas em forma de coreto, perfeitas para contemplar as aves ou momentos românticos.

Pateira de Fermentelos

Pateira de Fermentelos

Deslizar na água

Em Fermentelos encontra o Parque do Emigrante, também com mesas e uma espécie de anfiteatro a preceito do descanso e da leitura, e em Aveiro o Parque de Requeixo. Se prefere pôr os pés a caminho, saiba que encontra percursos mais completos no PR1 – Trilho da Pateira ao Águeda (início em Espinhel ou Óis da Ribeira) e o PR7 – Trilho dos Poços (início em Fermentelos), ambos circulares e prontos para cerca de 10 km de passeio. O percurso Dourado da Grande Rota da Ria de Aveiro também passa na Pateira. Repare nas típicas bateiras de madeira, outrora muito usadas na pescaria e recolha de moliço para fertilizar as terras. Em vez dessas embarcações, a empresa Margens aluga canoas sit-on-top, pranchas de SUP e gaivotas para deslizar na água. Com os pés bem assentes na terra, fazem ainda passeios guiados, incluindo birdwatching, e podem ter início a partir de vários locais, até mesmo do Hotel Estalagem da Pateira.
Durante a época estival, entre maio e setembro, é a vez dos passeios de canoa noturnos que oferecem uma experiência singular. No verão, a ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira aluga (sob contacto aluga noutros períodos e faz passeios) canoas, pranchas de SUP e gaivotas. Pode também contactar a PateirAtiva e repor energias com uma refeição no restaurante Eira do Pato Ougado, debruçado na laguna, já em Oliveira do Bairro.

Pateira de Fermentelos

Pateira de Fermentelos

armindo photography

Banhado em três frentes pelo oceano, Portugal desfruta dos mais diversos cursos de água que são fonte de diversão, saúde, relaxamento e bem estar. Nesta coleção oferecida com o Expresso ao longo das próximas seis semanas, com início a 14 de abril, fique a conhecer “25 Rios e Lagoas Imperdíveis”, “Ilhas e Ilhéus”, “Termas e Spas”, “Cascatas”, “Piscinas”, com destaque para as naturais, e “Praias – Marítimas e Fluviais” - o último guia da coleção oferecido a 20 de maio.

Cada “Guia da Água” terá mapas para facilitar a localização de cada sugestão, descrição do local, e recomendações para usufruir de cada um destes cursos de água da melhor forma, bem como indicações sobre trilhos, atividades e experiências nas imediações. Os livros estarão divididos por quatro grandes regiões: Norte, Centro, Sul e Ilhas (Açores e Madeira).

Numa altura em que, a cada dia que passa a água é considerado um bem cada vez mais precioso, os livros também irão ter conselhos sobre as melhores formas de respeitar, preservar e poupar este elemento essencial.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!