Boa Cama Boa Mesa

Descubra os 20 restaurantes que mostram o mérito das nossas mesas

Descubra os 20 restaurantes que mostram o mérito das nossas mesas

Em 2022, o guia Boa Cama Boa Mesa atribui a distinção "Mesa com Mérito". Impacto regional e contribuição para o desenvolvimento local foram fatores determinantes na avaliação e seleção.

O ponto de partida para a atribuição da distinção "Mesa com Mérito" foi identificar um projeto por cada distrito e região autónoma, a partir de diversos critérios, com foco no impacto regional e contribuição para o desenvolvimento local, promovendo a sustentabilidade e a economia circular. Presta-se, assim, público elogio a estes 20 restaurantes, guardiões do receituário típico ou capazes de apresentar nova luz sobre a tradição, estabelecendo fortes laços com a comunidade em que se inserem, nomeadamente com os produtores, e que funcionem, por isso, como embaixadores da região. Porque é cada vez mais evidente o mérito de respeitar o passado para melhor fazer no futuro. Foi distinguido um restaurante por distrito e um por cada região autónoma.

Casa dos Ecos
Adriano Ferreira Borges

A norte a distinção coube, em Viana do Castelo, ao restaurante A Carvalheira (Tel. 258742316), uma “referência da gastronomia tradicional e do Alto Minho” onde se "Picam as “Favas com fumados”, as “Pataniscas de bacalhau”, o presunto de fino corte e os enchidos da terra". Já em Braga o restaurante escolhido foi o Pedra Furada (Tel. 252951144), um espaço liderado por António Herculano, onde se serve “O premiado “Galo recheado assado à moda de Barcelos” que recebe carnes picadas, chouriço caseiro, farofa, vinho branco verde e condimentos, cozinhando lentamente no forno a lenha”. No distrito de Vila Real o reconhecimento foi para a Casa dos Ecos (Tel. 935452975). O espaço, com o premiado chef Pedro Lemos responsável pelo menu, permite que o cliente se imagine “entre vinhas, na manhã de um dia de vindima, reunindo energia para a faina com “Folar” e “Milhos com grelos”, como na sala de jantar de uma quinta, provando vintages e saboreando uma “Canja de codorniz” ou um “Javali com castanhas” após uma caçada”.

Tasca do Zé Tuga

Luís Portugal e a Tasca do Zé Tuga (Tel. 273381358) representam nesta seleção o distrito de Bragança, onde “emblemas locais como os cogumelos, a alheira e as amêndoas podem ganhar nova vida”. No Porto, a escolha recaiu na Pensão Borges (Tel. 255541322), entre outras razões, pelo ““Anho assado em forno a lenha”, quando também há “Bazulaque”, guisado feito com as vísceras”.

Chegados a Aveiro, coube ao Mugasa (Tel. 234741061) ser "Mesa com Mérito". O restaurante de Ricardo Nogueira destaca-se pelo seu “Leitão assado” que “serve com batata frita ou cozida, salada, laranja e o molho apimentado, e pelas “partes menos nobres” que “entram nos derivados: “Crocantes” e “Rissóis”, “Cabidela”, “Iscas” e “Feijoada”. Viseu é representado pelo restaurante DeRaiz (Tel. 928052162). Inês Beja e Nuno Fonte “surpreendem com os “Ovos verdes da Avó Raquel”, servidos numa gaiola, os “Pastéis de massa tenra da Avó Nazaré” e o “Pato assado”, com arroz de forno, uma subtil morcela e pinhões. Na Guarda foi a Casa da Esquila (Tel. 271381070) que mereceu a distinção. Liderado pelo chef Rui Cerveira, é um restaurante que se assume como “Gourmet rural” por “ter na cozinha os primeiros produtos sazonais da região”.

Xisto

O distrito de Coimbra tem como "Mesa com Mérito" o restaurante Xisto (Tel. 239012296) de João d’Eça Lima, que, apesar de ficar “num local isolado”, pleno de beleza natural, é um restaurante onde o mérito reside na preservação da tradição e na investigação da história gastronómica regional. A Casa da Velha Fonte na Casa da Amoreira (Tel. 963664600) destaca-se no distrito de Castelo Branco. Aqui Maria Caldeira de Sousa é a líder da cozinha de onde saem "refeições com história”. A Taberna da Adélia (Tel. 262552134) é a representante de Leiria, que apresenta um receituário marcado por "ensopados, massadas, arrozes e cataplanas”. A Taberna do Quinzena (Tel. 243322804) é a "Mesa com Mérito" de Santarém, cuja ementa inclui pratos típicos, como “Naco de novilho bravo avinhado” e “Magusto com bacalhau assado”.

Galeria

José Júlio Vintém e o Tombalobos (Tel. 245906111) surgem em representação de Portalegre. É um restaurante de “cozinha autêntica com o toque do chef. As “Pétalas de toucinho” são ex-líbris da casa, de onde se destacam ainda as “Bochechas de bacalhau de poejada” e a “Orelha de porco grelhada”. A difícil escolha de Lisboa recaiu no Porto de Santa Maria (Tel. 214879450) que “abriu há 75 anos, como uma barraca de pescadores, na Praia da Cresmina, e depressa se notabilizou pelo peixe fresco servido” e cuja “última remodelação dotou o restaurante de modernos viveiros”.

A sul do Tejo, no distrito de Setúbal, foi distinguido o restaurante Galeria (Tel. 212596585), que tem “como grande trunfo a cozinha de tacho". Conta com numerosos pratos premiados em concursos de gastronomia, como a “Massinha rica de corvina”, ou a “Soparra da Trafaria”. Évora fica representada pelo restaurante Híbrido (Tel. 961432319), onde “as cozinhas ancestral e tradicional alentejana cruzam-se à mesa deste recente espaço de restauração da dupla de chefs João Narigueta e Filipe Rebocho”. O restaurante A Esquina (Tel. 285958694) é a "Mesa com Mérito" de Beja, local onde “Idalina Borralho José, mulher de Rosândio, esmera-se na cozinha e a ementa é rica em produtos locais e receitas alentejanas”.

Pôr do Sol

Chegados ao Algarve, no distrito de Faro surge a Casa de Pasto Fernanda e Campinas (Tel. 935556658) que teve o “mérito de construir um santuário de comida tradicional, regional e honesta". Dádiva maior e a pedir reserva é a “Açorda de galinha”. Rumado Às ilhas, a da Madeira tem como "Mesa de Mérito" o restaurante Fajã dos Padres (Tel. 291944538) onde, depois de uma viagem de elevador desde o topo da falésia, se encontra “a cozinha regional da Madeira", das lapas grelhadas ao “Atum salpresado”. Quanto aos Açores, a distinção vai para o restaurante Pôr do Sol (Tel. 919342214), na ilha das Flores, “um bom restaurante de comida tradicional e local junto a encostas verdes, a 300 metros do mar”.

O guia Boa Cama Boa Mesa 2022 é publicado a 8 de abril, mas pode fazer já a pré-reserva e beneficiar de 25% de desconto e de portes grátis (para os subscritores Expresso e OPTO) através do email apoio.cliente.ip@impresa.pt ou do Tel. 214698801 (dias úteis das 9h00 às 19h00 e sábados das 9h00 às 17h00). O guia Boa Cama Boa Mesa 2022, com a seleção dos melhores alojamentos e restaurantes de Portugal, tem o apoio do BPI e do Recheio, vai custar €18,90.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas