Boa Cama Boa Mesa

Descobrir a serra da Estrela, entre o Poço do Inferno e a Rota do Glaciar

Descobrir a serra da Estrela, entre o Poço do Inferno e a Rota do Glaciar

Na serra da Estrela, entre os maiores vales glaciares da Europa, surpreenda-se com um “fenómeno” digno de pura ficção científica. Há trilhos e percursos que ajudam a descobrir os segredos da montanha, com ou sem neve.

Antes de partir à descoberta de percursos e trilhos é sempre importante lembrar as regras para quem se aventura na natureza, mais ainda em tempo de inverno. Assim, tenha em conta a altitude e as temperaturas, além da possibilidade de queda de neve e gelo no caminho, não se esqueça do equipamento, entre calçado e agasalhos, água e, acima de tudo, adequar as distâncias e a dificuldade ao atual estado físico.

Agora, é tempo de sair e confirmar que a serra da Estrela é um dos melhores destinos de Portugal para os amantes da natureza por oferecer largas dezenas (para não dizer centenas) de segredos à espera de serem descobertos. Os vales glaciares são incontornáveis quando se refere a região do Parque Natural da Serra da Estrela, que abarca os concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.

Vale Glaciar do Zêzere (Foto: Turismo Centro de Portugal)

Autêntica maravilha da natureza, o Vale Glaciar do Zêzere, com 13 km de extensão, aloja impressionantes manifestações geológicas como as austeras rochas graníticas dos Cântaros, Magro, Gordo e Raso. É no sopé do Magro que se encontra uma das maiores preciosidades locais e até do país: o Covão D’Ametade, uma antiga lagoa glaciar de beleza incomparável que oferece uma paisagem romântica e bucólica, conferida pela vegetação envolvente, na maioria bétulas, que têm a particularidade de criar um ecossistema de grande biodiversidade. O local é muito procurado pelos desportistas de inverno e de montanha, que optam por começar nesta zona inspiradora as caminhadas e escaladas.

O Vale Glaciar do Zêzere conta com 16 percursos pedestres de rica e diversa vida animal e vegetal, perfeitos para quem gosta de trilhos na montanha. A Rota do Glaciar, com 17,2 km de extensão pode ser feita a pé ou em BTT. O percurso pode ser iniciado em Manteigas, junto à Igreja de São Pedro, na Torre, no topo da montanha. Ao longo da rota é possível contemplar o Vale Glaciar do Zêzere, passar pelo já referido Covão D’Ametade, mas também uma das mais espetaculares formações rochosas do país. No Covão do Boi, situado acima de 1850 metros de altitude, pode-se apreciar o magnífico monumento esculpido na rocha granítica da Nossa Senhora da Boa Estrela ou dos Pastores, com sete metros de altura.

Covão dos Conchos

Ilusão de ótica ou ficção científica

Absolutamente impressionante pela ilusão de ótica que provoca, o Covão dos Conchos é local de paragem obrigatória para admirar o imenso “buraco” – com 16 metros de diâmetro!- da Ribeira das Naves, a sugar água para a Lagoa Comprida. A cena mais parece ficção científica e merece bem o passeio que pode ser feito a pé, durante cerca de 5 km, entre a lagoa e o dito “fenómeno”. Esta caminhada pode ser adicionada ao itinerário da Rota das Seis Lagoas que, num percurso circular com cerca de 9 km, percorre seis das mais bonitas lagoas da Serra da Estrela: Lagoa Comprida, Lagoa do Covão do Forno, Lagoa do Covão do Curral, Lagoa Seca, Lagoa Redonda e Lagoa do Covão dos Conchos.

Uma vez na região, a subida à Torre é incontornável por se tratar do ponto mais alto de Portugal continental, com 1993 metros de altitude. Aqui situa-se a única estância de esqui do país onde pode praticar os habituais desportos de neve ou simplesmente dar uma voltinha nas cadeirinhas do teleférico e apreciar a vista. Quando o inverno é rigoroso, existem mantos de neve a perder de vista, num espetáculo que resulta muito bonito. Igualmente avassalador, o Vale do Rossim é o maior vale glaciar da Europa. Inserido na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela, combina a beleza única da natureza envolvente com atividades como o rappel, a canoagem e os passeios pedestres. É também no concelho em que se insere, que se encontra o Parque Ecológico de Gouveia, neste momento objeto de obras de requalificação.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

Um programa alternativo, diferente e original, convida a uma viagem virtual em balão para observação das características da região. A experiência (€1) decorre lugar no Centro Interpretativo Do Vale Glaciar Do Zêzere (Fonte Santa, Manteigas. Tel. 275981113). É também no concelho de Manteigas que se encontra a Rota do Poço do Inferno, considerada um dos melhores da Serra da Estrela. A partir do parque de estacionamento do Poço do Inferno, o percurso tem apenas 2,5 km, mas tem como prémio apreciar a cascata natural, que dá nome à rota. Tem cerca de 10 metros de altura e a água, nos dias mais frios e rigorosos, chega a transformar-se em gelo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate