Parque do Barrocal: Conheça o Prémio Geoconservação 2021
Inaugurado no final de 2020, o Parque do Barrocal, em Castelo Branco, já conquistou várias distinções internacionais. A mais recente foi o Prémio Geoconservação atribuído pela Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico.
Uma janela para o passado em cada pedra, a natureza silvestre, o ar puro, o espaço oferecido por 40 hectares de terra equipados com passadiços, miradouros, observatório de aves, parque infantil e trilhos. Esta é uma das formas para descrever o Parque Barrocal, inaugurado no final de 2020, em Castelo Branco. Um oásis para amantes da natureza e ainda mais da geologia que podem explorar todos os pontos de interesse do espaço com entrada livre.
O impacto desta iniciativa tem sido reconhecida internacionalmente com várias distinções. O mais recente é o Prémio Geoconservação 2021 atribuído pela Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico. Esta distinção teve em consideração diferentes critérios, como a inventariação do Património Geológico e a sua fundamentação científica; níveis de proteção e conservação do Património Geológico; e estratégias de valorização e promoção do Património Geológico. Ao longo destes dois anos de existência, o Parque do Barrocal foi também reconhecido pelo Architecture Master Prize, na categoria de “Espaços Públicos” e pelo World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria de paisagens urbanas.
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Oásis de história e natureza
Fica próximo ao centro urbano, mas não podia estar mais distante no tempo e na configuração. Dono de “uma paisagem geológica fascinante com uma inesperada biodiversidade que acompanha as estações do ano, a dois passos do centro urbano”, como descreve a autarquia, o Parque Barrocal faz uma viagem ao passado que recua até 310 milhões de anos, numa história inscrita em cada pedra da sua abundante geologia. Aqui se guarda um importante legado histórico e natural, intercalado com equipamentos para melhor dele fruir: sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços e trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e outras atrações naturais, capazes de proporcionar um dia bem-passado para miúdos e graúdos. No domo do Parque do Barrocal, a 425 metros de altitude, a vista alcança desde a serra de São Mamede à província de Badajoz. Entre pelos passadiços, passe pelo Túnel do Lagarto, suba ao Observatório dos Abelharucos, onde sentar e ficar atento para conseguir observar as aves. Siga para os Mirantes da Raia e de São Martinho, depois e atravessar uma ponte suspensa. Pelo caminho pode avistar ainda diversas espécies de flora além das borboletas de Cauda-de-andorinha ou Carnaval, por exemplo. A paisagem feita de rochas moldadas por centenas milhões de anos de movimentos tectónicos e períodos climáticos deixa admirar diversos pontos geológicos de interesse. Há visitas guiadas por marcação e áudio guia através do site do Parque do Barrocal.
Parque do Barrocal
Integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional, o Barrocal “é ponto de partida privilegiado para a sua compreensão e descoberta”.Com entrada livre, o Parque do Barrocal (Rua Adelino Semedo Barata, Castelo Branco. Tel. 272330356 pode ser visitado, todos os dias exceto à segunda-feira, durante o outono/inverno, das 10h00 às 17h00 (sendo a última entrada para visita completa às 15h30). Quando chegar a primavera, e até 30 de setembro, alarga-se a visitas entre as 9h00 e as 20h00 (última entrada às 18h30).