Montanelas, o novo baloiço para "acelerar" na serra dos Candeeiros
A moda dos baloiços panorâmicos continua a crescer no país e está cada vez mais original. Agora, em Rio Maior, há uma mota para quem gosta de acelerar… ou melhor, de baloiçar, em segurança.
Uma velhinha scooter Peugeot 103 começou por conquistar os habitantes de Casais Monizes, uma pequena localidade da freguesia de Alcobertas, concelho de Rio Maior, situada em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Depois, graças às redes sociais, começaram a chegar os curiosos e apreciadores de baloiços, que não perdem uma novidade: baloiçar numa mota e apreciar a vista!
Baloiço Montanelas
Em cima desta mota, cedida peloClube Motard Montanelas e que por isso ganhou o nome de Baloiço Montanelas, é possível embalar-se enquanto usufrui da bonita paisagem da serra dos Candeeiros e de vistas que alcançam a serra de Montejunto. Em dias de boa visibilidade, o olhar alcança a serra da Arrábida. Escusado será dizer que o local é também muito procurado para fotografias incríveis e originais.
Baloiço Montanelas
Este baloiço junta-se aos outros nove já existentes no distrito de Santarém e representam mais um foco de atração de turistas. Ao lado da mota existe um baloiço “convencional”, em corda e madeira, a partir do qual consegue desfrutar da mesma bonita e desafogada vista.
A localidade de Casais Monizes tem origem numa lenda muito antiga que conta que um homem foi condenado por um em rei a ir viver para a serra, como castigo pelo crime de desobediência. Desgostoso, num local sem nada e com o terreno cheio de rochedos, o homem viu a sua sorte mudar quando se apaixonou por uma rapariga que por ali passava e com quem constituiu família.
Com a ajuda dos filhos começou a cultivar as terras, que regava com a ajuda das chuvas de inverno armazenadas, e assim conseguiu tornar os terrenos férteis e obter não só o perdão do rei, como receber de oferta as terras de “Casais de Monizes”.