Boa Cama Boa Mesa

Porto Covo em 7 etapas refrescantes e com novidades

1 setembro 2021 15:24

A vila piscatória de Porto Covo atravessa uma fase dinâmica. Nada que altere o suave ritmo de vida que se quer. Surgiram mais e bons sítios para comer e ficar. As experiências ligadas ao mar e à costa continuam atrativas.

1 setembro 2021 15:24

O Boa Cama Boa Mesa sugere sentir a “nova” Porto Covo em 7 etapas, que passam pelos talentos da cozinha que abriram novos espaços na região, alojamento recém-inaugurado que prima pela tranquilidade e localização única, mas também pelo usufruto do mar, património natural de sempre. Coexiste em Porto Covo uma mistura de sofisticação e genuinidade que lhe confere aquele poder de atração de lugar de férias onde se descobre sempre algo de novo, mas também se reencontra uma familiaridade consoladora a cada vez que se volta.

Abranda

Abranda

francisco nogueira

Petiscar no novo restaurante Abranda

Fica localizado na praça da “movida” de Porto Covo, tem um pátio tentador e esplanada, além de um espaço interior com uma decoração leve e acolhedora. O novo restaurante Abranda abriu em junho deste ano e é um projeto de família. Serve um refrescante gaspacho de melancia com tomate, o apetitoso e igualmente fresco ceviches de corvina e maracujá, rissóis de amêijoa caseiros, o hambúrguer gigante de Black Angus, a presa de porco a baixa temperatura, mas também prego de atum dos Açores e um carpaccio de salmão curado. Da carta de sobremesas consta apenas uma sugestão, o brownie com caramelo salgado que faz as delícias dos locais, que não prescindem desta sugestão quando vão tomar um café, com tempo, na esplanada do Abranda (Largo Marquês de Pombal, 15, Porto Covo. Tel. 912887702).

Lamelas

Lamelas

Lamelas para almoçar e visitar a garrafeira

Abriu portas há pouco tempo, mas já conta com clientes fiéis. A nova garrafeira no piso inferior permite adquirir, a preços simpáticos, os vinhos que bebeu durante a refeição, maioritariamente locais. É o mais recente exemplo de nomadismo gastronómico e um projeto pessoal e familiar da chef Ana Moura, com experiências no prestigiado restaurante Arzak, situado no País Basco, e passagens pelo Eleven, Cave 23 e Bacalhoaria Moderna, em Lisboa. Na ementa do restaurante, com varanda com vista para a Baía de Porto Covo, conte com “entradinhas” bem típicas do Alentejo como a manteiga de porco ou toucinho frito, mas também inovações como a mousse de fígados de abrótea. Como pratos principais, o Lamelas (Rua Cândido da Silva, 55 A, Porto Covo. Tel. 924060426) oferece o salmonete com migas de batata e pimentos assados e molho dos seus fígados, açorda alentejana com pregado frito, ovos com carabineiros, ensopado de grão com borrego, migas de chouriço com entrecosto e arroz caldoso de coelho.

Herdade do Pessegueiro

Herdade do Pessegueiro

A cavalo junto ao mar, com os guias equestres da Herdade do Pessegueiro

Batismo a cavalo, uma hora de passeio ou dias de turismo equestre com a Costa Alentejana como cenário, avistando, por exemplo, a Ilha do Pessegueiro, são algumas das propostas da Herdade do Pessegueiro (Ilha do Pessegueiro, Porto Covo. Tel. 963320898). Dedicada em exclusivo à criação de cavalos Lusitanos, a Herdade também é uma unidade hoteleira, em jeito de monte alentejano, onde é possível ficar a usufruir do contacto com a natureza e os animais. Dispõe de um original honesty-bar, com decoração invulgar, onde é possível admirar as fotos dos passeios que vão sendo feitos, ler um livro, ouvir música ou beber um copo de vinho alentejano.

Monte da Bemposta

Monte da Bemposta

salvador colaco

Monte da Bemposta, agroturismo com o grande azul à vista

Todos os alojamentos do Monte da Bemposta têm um pequeno terraço com vista total ou parcial para o mar. Pode ainda admirar a mítica Ilha do Pessegueiro, estando o Forte da Nossa Senhora da Queimada a escassos metros da propriedade. A piscina, rodeada por um extenso relvado, permite belas brincadeiras e jogos. Os animais da quinta, alpacas, lamas, burros e cavalos aguardam uma visita, havendo ainda passeios a cavalo nos areais, com os cavalos da propriedade, assim como de charrete. É ainda possível passear de bicicleta, dentro ou fora da Herdade. Conte também com dois campos de padel iluminados, passeios de barco, mergulho e caça submarina, além de aulas de surf, atividades que fazem do Monte da Bemposta (Monte da Bemposta. Tel. 964513088) um lugar de férias para adultos e crianças. Se procurar experiências mais relaxantes, não faltam as massagens, aulas de yoga e prática de reiki.13 estúdios (a partir de €115) casas de arquitetura tipicamente alentejana, com a barra azul sobre o branco, uma das quais com suite, estúdio e três quartos que se podem transformar num T3. As praias do Queimado e a Ilha do Pessegueiro estão à distância de um curto passeio a pé.

Alma Nómada Food Experience

Alma Nómada Food Experience

Jantar no Alma Nómada junto à praia

Fica a 500 metros da Praia Grande de Porto Covo e assenta no espírito de viajante de Ricardo Leite. Estudou em Londres na escola Le Cordon Bleu e trabalhou no Viajante, do chef Nuno Mendes. Em Portugal passou pelo Feitoria, Bica do Sapato, e iniciou o projeto LOCO com o Alexandre Silva. Foi neste restaurante que conheceu Inês Gomes, com quem trocou a azáfama de Lisboa pela qualidade de vida do litoral alentejano. Esta “cozinha de inspiração errante”, que vive “ao sabor de cada dia” e alinhada com “a vontade da Natureza”, justifica a reserva, logo no couvert: pão de massa-mãe, de fermentação lenta e caseiro, apresenta-se bem crocante ao lado do azeite, manteiga de gordura de vaca maturada e manteiga de cabra fumada, com origem numa produção local. Os peixes são comprados na lota de Sines e as frutas e vegetais d'A Cerquinha, em Grândola. “85% dos produtos são biológicos”, como os cereais de Paulino Horta e muitas das cerca de 220 referências de vinhos (largas dezenas a copo). Para provar na nova ementa do Alma Nómada Food Experience (Costa do Vizir Beach Village & Spa, Monte Branco, Porto Covo, Tel. 965754882) destacam-se o arroz de carabineiro em forno a lenha, o polvo da costa fresco e uma curiosa feijoada de leitão fumado.

Escola de Surf Costa Azul

Escola de Surf Costa Azul

Surf e mergulhos de todo o género

Para surf e ioga, a sugestão recai na Escola de Surf Costa Azul (tel. 932665269), na Praia da Vieirinha. Para mergulhar escolha a Eco Alga (tel. 964620394). Faz atividades de mergulho regular, batismos de mergulho e apneia, caça submarina e propõe uma atividade inovadora, o snorkwalk, um passeio pedestre com mergulho em apneia, identificação de espécies animais, algas e formações geológicas na região de maré baixa. São Torpes, Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, Aivados e Malhão são as praias selecionadas pela Alentejo Surf Camp & School (tel. 962349417) para as aulas de surf, privadas ou em grupo, com pacotes para famílias, com ou sem estadia.

Farol de Porto Covo

Farol de Porto Covo

Praias e pôr do sol com vista para o farol

Junto à Ilha do Pessegueiro aproveite a praia homónima, assim como a Praia do Queimado. Em Porto Covo, a praia da Foz, em tempos um segredo bem guardado, continua uma boa aposta, com a grande rocha ao centro a abrigar do vento. Para lá chegar, siga a placa de chegada a Porto Covo e vire na estrada de terra batida à direita em direção ao mar. Para areais mais extensos, escolha as Praias dos Aivados ou do Malhão. Mais a norte encontra a Samouqueira, com a imperdível água de tom esverdeado e as enseadas, mas também a Vieirinha, com várias hipóteses de petiscos, e ainda São Torpes. Se quiser cumprir um ritual repetido pelos enamorados locais e famílias, à hora do pôr do sol dirija-se ao miradouro junto à baía de Porto Covo para uma selfie ou foto de férias em jeito de postal

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!