Boa Cama Boa Mesa

No Alentejo há um Quarto do Nada, onde se passa tudo

No Alentejo há um Quarto do Nada, onde se passa tudo

Praticar ioga, fazer uma massagem, meditar, brincar, ler ou dormir… o Quarto do Nada, da Casa das Letras Beds & Books, perto de Montemor-o-Novo, é um “livro em branco”, onde tudo é possível.

No Alentejo há um Quarto do Nada, onde se passa tudo

Dora Troncão

Jornalista

Em Vila de Cabrela, capital nacional das filhós, situada a cerca de 20 km de Montemor-o-Novo, a Casa das Letras Bed & Books tem um Quarto do Nada. “Com uma casa plena de 'peças, ícones e obras', precisávamos de um espaço que significasse um livro em branco, algo que cada hóspede pudesse fazer dele o que entendesse e, como estamos rodeados de objetos na nossa vida, surgiu a ideia de ter o Quarto do Nada”, explica David Azevedo Lopes, proprietário deste projeto turístico diferenciador, acrescentando: “Este quarto era uma necessidade. Queríamos um lugar onde a imaginação ou a meditação se ocupasse do seu interior e é o que tem acontecido”.

Neste quarto, as pessoas levam um colchão de ioga e exercitam-se, ou dormem. Outras vão lá para ler e algumas fazem dele um espaço para as crianças brincarem. Há ainda quem peça para fazer uma massagem neste quarto. “É o Quarto do Nada por isso pode ser o quarto do tudo”, conclui Azevedo Lopes.

Quarto do Nada
Paulo Reis

Alojamento local, a Casa das Letras comporta três suites, cozinha equipada, sala, escritório, biblioteca, jardim e piscina. Com uma vida cheia, durante dois séculos o espaço foi Igreja, depois casa do povo, ainda creche e agora é a Casa das Letras Bed & Books, projeto onde a leitura ocupa um lugar central, seja pelas centenas de livros disponíveis, os espaços próprios para leitura e escrita em cada quarto ou mesmo pelos candeeiros livros.

Casa das Letras - Bed & Books
Paulo Reis

“Esta casa foi pensada até ao ínfimo pormenor no que diz respeito ao tipo de harmonia, propensa à leitura e à tranquilidade e a todos os objetos de decoração que dela fazem parte”, justifica David Azevedo Lopes. O piano, comprado num leilão perto de Ponte de Lima, pertenceu ao Rei D. Carlos, tem 120 anos, "toca maravilhosamente e o seu irmão de cauda está no Palácio de Vila Viçosa". Faz parte de uma série de três pianos, encomendados a uma marca inglesa, em 1900, pelo Rei de Portugal, o Rei da Baviera e pela casa real inglesa. Os hóspedes, que dominem o instrumento, podem tocar neste piano único.

Casa das Letras - Bed & Books

As três suites disponíveis na Casa das Letras Bed & Books (a partir de €90/ aluguer total desde €270) são temáticas. “Olissipolis” celebra a única capital dos descobrimentos – Lisboa –, disponibilizando um acervo de olissipografia muito razoável, mas também os poetas de Lisboa, as viagens e os navios em especial. Fernando Pessoa tem uma presença forte na oferta literária, assim como os livros e peças de navios do XIX e XX já desaparecidos. “Estevais”, é uma suite dedicada ao interior de Portugal, a montanha e as fragas. Teve a sua ignição em duas peças doadas pelo escritor Rentes de Carvalho - uma coleção de fotografias tiradas pelo próprio à sua Estevais transmontana e ao seu cacete, que “todos os transmontanos têm atrás da porta”, diz Azevedo Lopes, e é contemporâneo da casa retratada no seu livro “Ernestina”. Os livros trazem-nos Torga, Aquilino e muitos outros que evocam o país longe da costa.

Casa das Letras - Bed & Books
MARINA_LOPES_FOT

Já no “Alentejo”, um quarto “exageradamente grande como todas as planícies alentejanas”, conforme descreve o proprietário, sendo “o maior quarto de turismo rural do Alentejo, com 53m2 e homenageia a nossa região e claro os seus autores”. E para respeitar todas as hipérboles, inclui um sanitário, com 12m2, paredes forradas de páginas de livros e apenas uma sanita e autoclismo. “O que mais pode desejar um amante de livros na sua privacidade?”, interroga David Azevedo Lopes.

Casa das Letras - Bed & Books
MARINA_LOPES_FOT

Na Casa das Letras procuram saber as preferências literárias de quem os visita e entregam a “caixa do tesouro” à chegada. Lá dentro estão livros e CDs previamente escolhidos, uma coluna Bluetooth, uma ampola do tempo para lembrar que poupar tempo no duche é proteger o planeta e, claro, a chave do quarto. Com selo "Green Key" há pouco mais de um mês, este projeto hoteleiro é uma das seis unidades de turismo do Alentejo com um programa de sustentabilidade europeu.

Tem ainda uma programação cultural intensa e diversificada. Joel Neto, Fernando Alvim, Rui Nabeiro e José Luís Peixoto são alguns dos nomes a marcar a agenda da casa. São ainda promotores de atividades ligadas ao projeto de leitura pública com a comunidade de Cabrela. A Casa das Letras Bed & Books (Praça da República, 1, Vila Cabrela, tel. 265895044) é o “Lar Doce Ler" para quem procura o descanso, mas também para dar asas à imaginação.

Casa das Letras - Bed & Books

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate