ARQUIVO Desporto - Tribuna

Atletas russos “livres de doping” poderão participar nos Jogos Olímpicos

Atletas russos “livres de doping” poderão participar nos Jogos Olímpicos
LAURENT GILLIERON/EPA

Decisão do Comité Olímpico Internacional permite ‘contornar’ a suspensão imposta pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, mas exige que os atletas sejam previamente “declarados elegíveis”, após rigorosa avaliação individual

Atletas russos “livres de doping” poderão participar nos Jogos Olímpicos

Mafalda Ganhão

Jornalista

Apesar de apoiar a decisão da Associação Internacional das Federações de Atletismo, que decidiu proibir a equipa russa de participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta terça-feira que os atletas russos livres de doping poderão competir no Brasil, em agosto.

Com a Rússia e o Quénia especialmente sob escrutínio, como afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, os atletas destes países terão, no entanto, terão de ser “declarados elegíveis pelas suas federações internacionais, depois de uma avaliação individual”.

Mais. A ausência de controles antidoping positivos nos seus países não vai ser suficiente. Outros exames, “supervisionados e aprovados pelas autoridades internacionais” terão de ser considerados, como é o caso dos certificados pela Agência Mundial Antidopagem.

Segundo a “BBC News”, o que não está ainda claro é se os atletas russos que receberem autorização para participar nos Jogos Olímpicos poderão fazê-lo em reprsentação do seu país de origem.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate