Exclusivo

África

“À medida que grande parte do mundo envelhece, a demografia vibrante vai ser cada vez mais importante”: a Nigéria é o gigante em potencial

Os gasodutos do país têm sido alvo de atos de sabotagem, vandalismo e roubo
Os gasodutos do país têm sido alvo de atos de sabotagem, vandalismo e roubo
NurPhoto

Com fatores altamente atrativos, como uma população que ultrapassará os 400 milhões em 2050, e 80% das suas exportações conseguidas através do petróleo, a Nigéria é um superpoder em potencial. O que lhe falta?

Em termos de população, a Nigéria será o terceiro maior país do mundo até 2050. Frequentemente descrito como “o gigante adormecido de África, tem um potencial evidente”, garante ao Expresso Alex Vines, que lidera o programa de África na Chatham House. “O PIB de Lagos é superior a 250 mil milhões de dólares [231 mil milhões de euros], sendo esta a segunda maior cidade económica de África.”

Um caso ocorrido há dias ajuda a explicar por que motivo o país não descola enquanto potência. Um campo petrolífero no Delta do Níger, adquirido em 2021 pela empresa Heirs Energies por cerca de mil milhões de euros (925 milhões e euros), perdia afinal 97% da produção diária devido a roubo e vandalismo. Do que se colocava no oleoduto, apenas uma pequena fração chegava ao terminal de exportação.

O petróleo é um dos ativos mais importantes da economia nigeriana, contribuindo, em exportações, com um valor que é metade do orçamento nacional. Em janeiro, a Nigéria produziu cerca de 1,5 milhões de barris de petróleo por dia, o nível mais elevado desde 2020.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate