Alertas Expresso

Portugal deixa sair jóias da coroa

27 março 2009 18:30

Em 2002 Portugal perdeu, por roubo, seis das 15 peças emprestadas a um museu holandês e demorou três anos a receber a indemnização. Agora saem quatro peças de grande valor para França. Que garantias há de que a história não se repita?

27 março 2009 18:30

Quatro jóias reais da colecção do Palácio Nacional da Ajuda vão para França, onde estarão expostas no Palácio de Versalhes a partir de terça-feira. A saída destas preciosidades causa inquietações nos meios ligados ao património, uma vez que, em 2002, em circunstâncias semelhantes, foram roubadas seis peças únicas do museu holandês ao qual haviam sido emprestadas.

A exposição intitula-se "Os Faustos da Corte e Cerimónias Reais" e, pela parte portuguesa, estarão expostas quatro peças valiosas, incluindo um medalhão espanhol do séc. XVIII, um dos três passadores setecentistas da Grã-Cruz, com gemas preciosas, uma laça de rubis e oito botões, também com pedras raras. Bairrão Oleiro, presidente do Instituto dos Museus e da Conservação, disse ao Expresso não poder revelar o montante pelo qual estas peças foram seguras.

Leia mais na edição do Expresso de 28 de Março na banca ou clicando aqui, onde a edição impressa está disponível para assinantes a partir das 00h01 de sábado.