Os milagres de "Stayin Alive"

Música dos Bee Gees usada em primeiros-socorros

19 outubro 2008 21:00

Fazer uma massagem cardíaca ao ritmo do tema "Stayin Alive" pode ser milagroso. Tudo porque a música dos Bee Gees tem o número de batidas por minuto ideal para uma ressucitação cardiopulmunar bem feita. (ver vídeo no fim do texto)

19 outubro 2008 21:00

Os Bee Gees e a famosa música "Stayin Alive" podem salvar vidas. Quem o diz é uma equipa de médicos especializados em situações de emergência, que garante que o tema, que foi um verdadeiro hino dos anos 70, tem o ritmo certo para fazer uma adequada massagem cardíaca.

Para que uma ressuscitação cardiopulmonar (CPR) seja bem sucedida precisa de ser realizada ao ritmo certo. Segundo a Associação Americana do Coração, a canção que embalou John Travolta no filme "A Febre de Sábado à Noite" pode ser uma ajuda valiosa: é que no CPR devem ser feitas 100 compressões por minuto no peito do doente e a música tem precisamente um ritmo de 103 batidas aos 60 segundos.

De acordo com uma reportagem do Daily Telegraph, o especialista David Matlock observou dez médicos e cinco estudantes de medicina a realizarem a operação de primeiros-socorros ao som de "Stayin Alive" e a média de compressões esteve dentro das necessárias para reanimar um paciente correctamente. Cinco semanas mais tarde foi levado a cabo o mesmo procedimento sem a ajuda dos Bee Gees e o número já foi mais elevado.

O resultado deste estudo deverá ser apresentado ainda este mês numa conferência da American College of Emergency Physicians. A ideia é que o tema da banda britânica, cujo título "Stayin Alive" (em português, mantendo-se vivo) não podia ser mais apropriado, passe a ser usado como técnica para treinar profissionais de emergência médica.