'Ensaio sobre a Cegueira'

José Saramago refuta protestos contra o filme nos EUA

3 outubro 2008 11:50

Maria Luiza Rolim com*

José Saramago reagiu à polémica desencadeada pela exibição do filme 'Ensaio sobre a Cegueira' nos EUA, sublinhando que "a estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos".

3 outubro 2008 11:50

Maria Luiza Rolim com*

Os protestos contra o filme 'Ensaio sobre a Cegueira', que vão ter lugar hoje nos EUA, não constituem "uma polémica" mas sim uma reacção de mau humor"de quem não viu o filme afirma o escritor José Saramago.

Em declarações à TSF, o Prémio Nobel de Literatura disse que "para existir uma polémica, são precisos dois interlocutores". Acontece que, neste caso,  do lado da oposição está a direcção de uma associação de invisuais que "decidiu ter uma opinião sobre um filme que, infelizmente não pôde ver".

Filme e livro retratam os dias actuais

Para o autor da obra homónima que inspirou a longa-metragem do brasileiro Fernando Meirelles, "tanto o livro como a sua adaptação cinematográfica "são perfeitamente actuais, sobretudo nestes dias agitados que se vivem nos Estados Unidos".

"Ensaio sobre a Cegueira" - com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal - estreia em Portugal no dia 13 de Novembro.