A Quinta do Vallado, propriedade dos tetranetos de Antónia Adelaide Ferreira, a célebre 'Ferreirinha', acaba de ganhar o prémio internacional "Best of Wine Tourism 2013" na categoria "Arquitetura e Paisagens".
Com 70 hectares de vinha nos socalcos das duas margens do rio Corgo, nas proximidades da Régua, a quinta, conhecida pela qualidade dos seus vinhos, foi agora distinguida pela vertente enoturística do seu novo hotel rural vínico e enquadramento paisagístico.
Crasto e Yeatman distinguidos
No panorama nacional, a Quinta do Crasto, com cerca de 130 hectares e vinhas com uma média de 70 anos de idade, situada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, arrecadou o prémio na categotia de "Serviços de Enoturismo", enquanto o Yeatman, sobranceiro ao Douro, em Vila Nova de Gaia, venceu na categoria "Restaurantes Vínicos".
A Rede de Capitais de Grandes Vinhedos coloca em disputa, através do concurso anual "Best if Wine Tourism", os melhores prestadores de serviços de enoturismo de nove capitais vinhateiras de todo o mundo.
Além do Porto, integram a competição as cidades de Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), São Francisco (EUA), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Florença (Itália) e Christchurch (Nova Zelândia).
Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara do Porto e representante no evento das regiões dos vinhos do Douro, do Porto e Vinhos Verdes, recebeu a distinção principal en nome da Quinta do Vallado, na cerimónia que teve por palco o Palácio Pitti, em Florença.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt