Expresso 50 anos: “Uma reflexão séria sobre aquilo que foi o nosso passado, o que estamos hoje a viver e o que precisamos de ter no futuro”
Duarte Sá
A exposição e o banco que assinalam o meio século do Expresso foi hoje, quarta-feira, inaugurada no Funchal. O presidente da Câmara Municipal enfatizou os valores do jornalismo e da democracia
Os múpis com as 50 primeiras páginas do Expresso estão alinhados perto da Marina do Funchal, na ilha da Madeira, durante as próximas duas semanas.
A exposição foi inaugurada hoje pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal. Pedro Calado enfatizou a importância do jornalismo e de transmitir às novas gerações os valores da democracia e da liberdade.
No final da visita guiada, conduzida pelo diretor do Expresso, João Vieira Pereira, o autarca saudou o Expresso, o jornalismo, e referiu a importância de acolher a exposição itinerante nesta escala na cidade do Funchal.
“É uma forma de mostrar às novas gerações como foram estes 50 anos de democracia e de liberdade no nosso país. Sinto que, sobretudo os mais novos, não conseguem nem têm tempo de olhar para trás e perceber a evolução dos tempos que a democracia do nosso país teve, e isso pode condicionar muito o futuro da nossa ação”, sublinhou.
Duarte Sá
“Hoje estamos a viver um período difícil do nosso país, mas era bom que estes 50 anos e também esta exposição nos permitissem uma reflexão séria sobre aquilo que foi o nosso passado, o que é que estamos hoje a viver e o que precisamos de ter no futuro”, referiu Paulo Calado.
O banco de leitura, também inaugurado esta manhã, ficou instalado na Praça de Colombo, no coração do Funchal.
Encontra os múpis com as 50 primeiras páginas do semanário (uma por cada ano de publicação), na Av. Sá Carneiro, junto à Marina do Funchal.
Em cada primeira página do jornal pode aceder, através dos códigos QR, aos podcasts elaborados pelos jornalistas do Expresso recordando o que de mais relevante se passou em cada um destes 50 anos de história do jornal, do país e do mundo. O acesso à exposição é gratuito e sem limite de horário.
Duarte Sá
A cidade do Funchal recebe a 19ª e penúltima escala da exposição Expresso 50 anos na sua viagem por todas as capitais de distrito. A exposição segue depois para os Açores, onde inaugura a 16 de dezembro em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, terminando o roadshow que assinala o meio século do Expresso.
A exposição Expresso 50 anos está a percorrer todo país. Começou em janeiro, em Lisboa, no dia 6, o dia do aniversário do jornal. Seguiram-se as cidades de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Coimbra, Viseu, Leiria, Braga, Viana do Castelo, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Aveiro e Porto. Um banco de leitura com acesso via wi-fi aos exclusivos do jornal ficou instalado em cada uma das capitais de distrito como marca desta iniciativa.