Exclusivo

Expresso 50 anos

Ricardo Reis em entrevista: "Continuamos expostos a outra crise das dívidas"

Ricardo Reis em entrevista: "Continuamos expostos a outra crise das dívidas"
Nuno Botelho
Ricardo Reis, professor da London School of Economics e colunista do Expresso, é categórico: nenhuma reforma do euro que poderia evitar outra crise das dívidas foi tomada desde 2014. Revela que se sente “chocado tendo em conta o sofrimento que a crise de 2010 a 2012 causou”. O académico português foi entrevistado no quadro do balanço do ano 2010, na série dos 50 anos do Expresso

Mais de uma década depois da cascata de crises de dívida pública que levaram aos resgates e a uma nova recessão económica no espaço do euro que durou alguns anos, Ricardo Reis, académico português e colunista do Expresso, sente-se “chocado” por continuarem na prateleira as reformas que poderiam imunizar a zona euro do regresso de crises semelhantes.

Esta entrevista insere-se na série do aniversário dos 50 anos do Expresso, avaliando os factos anuais mais relevantes desde 1973. Nesta edição, o foco são os primeiros resgates na vida do euro em 2010, que se iniciaram com a Grécia em maio e que arrastaram no final do ano à Irlanda. Portugal foi o resgate que se seguiu no ano seguinte.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate