Newsletter Expresso Exclusivo Coronavirus

Nova Newsletter Expresso — Tudo o que precisa de saber sobre o novo coronavírus

Bom dia,

Ao dia de hoje parece inevitável que vamos ter de aprender a viver com o Covid-19. A infeção por este novo coronavírus registou os primeiros casos em Portugal. Para o ajudar a estar informado, o Expresso lançou esta newsletter exclusiva com as últimas novidades, sugestões de leituras e informação úteis, que lhe enviaremos sempre que seja oportuno.

Sugerimos também que partilhe esta newsletter com os seus contactos para que a possam subscrever e assim manterem-se atualizados.

Deixo-lhe então aqui as últimas novidades que pode consultar no acompanhamento ao minuto do Expresso:

Covid-19. Baixas por isolamento serão pagas a 100% no público e no privado Governo deverá publicar esta terça-feira uma nova portaria enquadrando o regime excecional de baixa a aplicar aos trabalhadores do sector privado em situação de isolamento por risco de contágio do Covid-19.

Capacidade “esgotada” nos hospitais de Santo António e São João no Porto Os hospitais de Santo António e São João, ambos no Porto, onde estão internados os dois primeiros doentes infetados pelo Covid-19, “esgotaram” a capacidade de internamento em quartos de pressão negativa, onde ficam os casos em avaliação e os doentes com outros tipos de infeções que implicam isolamento. A informação foi dada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, no programa da RTP “Prós e Contras”, na noite de segunda-feira.

“Temos mais 12 hospitais prontos a receber doentes e todos os hospitais da zona norte foram ativados esta noite”, afirmou Graça Freitas, que adiantou existirem já “mais de 100 casos suspeitos”. Os dois confirmados na segunda-feira, os primeiros em Portugal, “são a pontinha do icebergue, foram os que deram positivo. Mas já passaram muitos mais pelos nossos serviços”.

Mais dois doentes testaram positivo para o coronavírus em Portugal Passadas semanas sem nenhum caso de coronavírus em solo nacional, eis que, na segunda-feira, foram confirmados os primeiros dois infetados. Entretanto, de acordo com a TVI24, surgiram ainda mais dois casos: um médico de 24 anos e uma médica de Vila Real. Ambos aguardam a confirmação dos testes laboratoriais no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, apesar de terem dado positivo no laboratório do Hospital de São João, no Porto.

Eventos de massas sujeitos a “avaliação de risco” O Covid-19 ainda não alterou a vida dos portugueses de forma radical - para já. Os primeiros dois casos positivos, anunciados na segunda-feira, não foram ainda motivo para alarme ou cancelamento de eventos. Os principais eventos de massas, que vão ocorrer durante este mês, estão a articular procedimentos com Direção-Geral de Saúde.

Novo boletim epidemiológico divulgado esta terça-feria A Direção-Geral da Saúde vai passar a divulgar um Boletim Epidemiológico. A opção deve-se à confirmação de dois casos positivos.


Hospitais privados alertam que Covid-19 não se combate com ideologia A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) reiterou esta segunda-feira estar alerta e disponível para colaborar com as autoridades de Saúde para travar o Covid-19, sublinhando que "todos não seremos demais para combater" o novo vírus. A disponibilidade dos hospitais privados para integrar o plano de ativação do dispositivo de saúde de controlo do coronavírus foi confirmada no dia em que se registaram os dois primeiros casos de portugueses infetados e já havia sido transmitida em meados de fevereiro no Conselho Nacional de Saúde Pública.

20 funcionários da Póvoa de Varzim isolados por terem tido contato com Luís Sepúlveda A mulher do escritor Luís Sepúlveda não está infetada com coronavírus. Carmen Yañez também estava internada com sintomas gripais, mas as análises deram negativo. O escritor chileno continua internado num hospital em Gijón em estado grave, mas estável.

Duas mortes em França O jornal francês Le Parisien adianta que há mais duas mortes causadas pelo coronavírus em França, aumentando o número para quatro no país. “Na segunda-feira, de acordo com as informações mais recentes que recebi, houve mais duas mortes no hospital de Compiègne”, disse Philippe Marini, presidente da Câmara de Compiègne, citado pelo jornal.

Quem são os portugueses infetados O primeiro caso confirmado é de um homem de 60 anos, médico no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel. Esteve no norte de Itália de férias no final de fevereiro e começou a ter sintomas no sábado. O seu estado de saúde é “estável”, foi adiantado na conferência de imprensa, e está internado no Hospital de Santo António, no Porto.

O outro homem tem 33 anos, reside nos arredores do Porto e começou a sentir os primeiros sintomas de Covid-19 na quarta-feira. Tinha estado em Valência, Espanha, onde, de acordo com a informação mais recente do Ministério da Saúde do país, há 13 casos confirmados.

Os alertas de Costa António Costa salienta a importância da Linha SNS24 para despistar potenciais vítimas de contágio, um serviço que apesar da enchente de telefonemas a pedir informações está a funcionar “bem”. Para além disso, António Costa frisou que os portugueses têm de ser “menos efusivos nos cumprimentos” - em causa estão os beijos e os cumprimentos como forma de saudação (e de possível transmissão do vírus).

“Devemos manter uma distância razoável, sem falta de educação, mas mantendo um comportamento de respeito para com os outros", salientou o primeiro-ministro, no âmbito de uma visita ao centro de contacto da SNS24, em Lisboa, onde os enfermeiros atendem as chamadas provenientes de todo o país.

Viegas Isolado Francisco José Viegas, ex-secretário de Estado da Cultura está em isolamento voluntário na sua casa, por recomendação do Serviço Nacional de Saúde e da sua entidade patronal, a editora Quetzal, após ter tido vários contactos com o também escritor Luis Sepúlveda, no encontro Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim. O evento decorreu entre os dias 15 e 23 de fevereiro. Viegas esteve ainda na China e em Itália. Após contacto com a Linha SNS24, foi-lhe recomendado que ficasse em casa.

OS ÚLTIMOS NÚMEROS
A epidemia do novo coronavírus, Covid-19, continua a aumentar e há, neste momento, 89.948 casos confirmados, segundo a mais recente atualização da Organização Mundial da Saúde. Esta segunda-feira, foram confirmados os primeiros casos em Portugal, que se juntam assim a uma lista que vai já em 66 países com pessoas infetadas. O número de mortes supera também pela primeira vez os três milhares — são 3043, com um aumento para 35 vítimas mortais em Itália.

Siga aqui os gráficos interativos do Expresso.

LINKS ÚTEIS
Além de todo o acompanhamento noticioso que pode fazer no Expresso, deixo-lhe aqui alguns links úteis:

Guia para tirar as dúvidas sobre o novo coronavírus
Linha SNS24 – Serviço online do SNS
SNS - Área do Cidadão do Portal SNS
Direção-Geral da Saúde – Atualiação permanente das últimas informações oficiais
Organização Mundial da SaúdeRelatórios de acompanhamento ao Covid-19
ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

Este Expresso Curto Exclusivo Coronavirus termina aqui. Voltamos sempre que necessário com tudo o que precisa saber sobre este surto epidemiológico. Até lá acompanhe as últimas informações em www.expresso.pt.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate