Câmara de Faro defende realização da concentração de motards. Sisters of Mercy, Xutos, Ana Moura e D-A-D estão no cartaz
Facebook Moto Club de Faro
O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, defendeu esta terça-feira que estão reunidas as condições de segurança para a realização da concentração internacional de motos agendada para quinta-feira, com concertos de Sisters of Mercy e Xutos & Pontapés no cartaz. O Moto Clube de Faro afirma dispor de um corpo privativo de bombeiros “com 60 elementos, 24 horas no local, apoiados por várias viaturas com equipamento”
O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, defendeu esta terça-feira que estão reunidas as condições de segurança para a realização da concentração internacional de motos que se inicia quinta-feira e espera que o Governo tome uma decisão ainda “esta manhã”. O evento, organizado pelo Moto Club de Faro, conta com três dias de concertos, destacando-se a presença de nomes internacionais como os ingleses Sisters of Mercy e os dinamarqueses D-A-D, bem como os portugueses Xutos & Pontapés e Ana Moura.
“Esperamos que esta manhã o Governo possa tomar a decisão e delegue nos órgãos regionais a análise sobre a perigosidade e a decisão sobre a realização do evento”, disse Rogério Bacalhau à agência Lusa. O autarca afirma que se a concentração for proibida “será muito difícil realocar essas pessoas noutro local, que não há”. Segundo Rogério Bacalhau, “já há mais de 2 mil pessoas acampadas” nos locais previstos e esta terça-feira irão chegar mais pessoas de avião e muitas outras já estão no Algarve e a chegar durante o dia. São esperadas cerca de 25 mil pessoas.
A 40.ª Concentração Internacional de Motos de Faro está agendada de quinta-feira a domingo em 34 hectares no Vale das Almas, a 500 metros do Aeroporto Internacional de Faro. De acordo com o presidente da autarquia, 14 hectares estão em área considerada florestal. "Do outro lado da estrada já é área urbana”, diz.
Em comunicado, a organização afirma que "foi removida toda a ramagem morta e em excesso em todo o perímetro, complementarmente com a limpeza meticulosa de todo o recinto" e foi montado "um posto de vigilância, em altura, com visibilidade de todo o espaço envolvente". "Uma rede de energia alternativa complementa a rede pública, garantindo que nunca faltará energia elétrica no local, alimentando diversas bombas de captação, instaladas nos vários furos e tanques (passíveis de utilização por helicópteros de combate a fogos) existentes na propriedade", pode ler-se. "Conta-se ainda o apoio de 5 camiões-cisterna de grande capacidade e 3 tratores com atrelados de rega, que permanentemente regam todo o recinto".