Vinho de €2,50, “o pior do supermercado”, ganha medalha de ouro em concurso internacional e bate três vinhos portugueses
SAIBA MAIS
BOA CAMA BOA MESA
Jornalistas de um programa televisivo belga resolveram testar a fidedignidade dos concursos internacionais de vinhos, submetendo a concurso o pior vinho do supermercado.
O vinho em questão custava €2,50, foi comprado num supermercado local e acabou por ganhar o concurso.
Segundo a revista "Sábado", os jornalistas do programa On n'est pas des pigeons, que significa em tradução literal "não somos pombos", tiveram a ajuda do sommelier e especialista em vinho Eric Boschman, que organizou uma degustação de vinhos que custavam menos de três euros e escolheram o pior de todos para levar ao concurso.
Após a seleção do vinho, substituíram os rótulos, mudaram-lhe o nome para Le Château Colombier e colocaram o logótipo de uma pomba, fazendo referência aos "pigeons" do programa televisivo.
A competição internacional Gilbert e Gaillard foi a escolhida, e a inscrição teve um custo de 50 euros. Também era necessário apresentar os resultados de uma análise laboratorial com os valores do teor alcóolico e de açúcar presentes no vinho, que custou 20 euros.
O concurso que também distinguiu vinhos portugueses- Casal Garcia (86 pontos), Aveleda e Montaria (os dois com 88 pontos) - distinguiu o Le Château Colombier com a medalha de ouro.
"Na boca é suave, nervoso e rico, com aromas jovens e claros que prometem uma bela complexidade", foi como o júri descreveu o vinho.
De acordo com a "SIC Notícias", o programa também tentou provar que, em alguns concursos, qualquer pessoa se pode inscrever para ser jurado.
Então, o jornalista Samy Hosni tornou-se provador de uma competição internacional na cidade francesa de Macon, mesmo sem possuír conhecimento na matéria, assim como os restantes provadores da sua mesa.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMIÍLIA CARDOSO
EDITADA POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->