Viana do Castelo quer transformar antigo matadouro em centro de criação de tecnologia e arte
CLIQUE
SOCIEDADE
A Câmara de Viana do Castelo candidatou ao programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde, o projeto de transformação do antigo matadouro em centro de criação de ciência, tecnologia e arte, num investimento superior a seis milhões de euros.
O presidente da câmara, Luís Nobre, adiantou à agência Lusa que o resultado da candidatura "VIANA S+T+ARTS CENTRE" deverá ser conhecido em julho.
"Esta candidatura tem por objetivo a requalificação do antigo matadouro municipal, transformando-o num espaço inovador, inclusivo e cultural."
A ideia é "estimular a inovação azul impulsionada pelas artes sustentáveis, e por meio da experimentação do conceito S+T+ARTS através de pequenas atividades-piloto ali a desenvolver com vários parceiros locais, nacionais e outros países europeus", referiu.
O antigo matadouro municipal de Viana do Castelo, elemento urbano de interesse patrimonial para a cidade, foi inaugurado em 1926 e desativado em 1990, encontrando-se agora num estado avançado de degradação.
Caso a candidatura seja aprovada, Viana do Castelo terá "uma nova centralidade, com espaços urbanos requalificados, com novas e renovadas acessibilidades à estrutura viária da cidade, permitindo a plena fruição pública e participativa na utilização do Viana S+T+ARTS Center", referiu o autarca.
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: LUSA
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO,
EDITADO POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIA: OLHAR VIANA DO CASTELO
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->