Tem uma empresa e levou um 'ghost'? Cinco dicas para evitar evitar candidatos-fantasma
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O fenómeno é comum e acentua-se sempre que o desemprego está em níveis baixos, as necessidades de recrutamento das empresas em alta e o talento disponível é reduzido, como acontece atualmente. Nesta conjuntura, as empresas são muitas vezes vítimas de ghosting (candidatos-fantasma)
O termo traduz a situação em que o candidato simplesmente desaparece a meio do processo de recrutamento, sem dar qualquer explicação. Esta é uma realidade que bate à porta de qualquer empresa, mas há formas de a evitar
1.
Não arraste o processo de contratação
Processos de seleção longos afastam candidatos. Não demore mais de duas semanas a comunicar uma decisão. Os candidatos recebem muitas ofertas e não esperam tanto tempo para decidir
2.
Seja flexível na pesquisa e na seleção
A maioria dos candidatos que vai entrevistar estará, provavelmente, noutra empresa. Seja flexível no horário das entrevistas e outras provas de seleção que decida aplicar. Se o fizer durante o horário de trabalho, reduz o leque de candidatos e aumenta as desistência

3.
Informe o candidato sobre o processo
Esqueça os tempos em que um empregador entrevistava os candidatos e ficava um mês sem lhes dizer nada, mesmo já tendo escolhido. Se o fizer hoje, terá poucos ou nenhum à espera da resposta
4.
Comunique a cultura e benefícios da empresa
Não se foque apenas no perfil do candidato. Durante a entrevista, ou até quando divulga a oferta, destaque os benefícios que a empresa oferece e a sua cultura empresarial, de modo a atrair candidatos compatíveis
5.
Aceite sugestões
Os candidatos querem ser ouvidos. Estar disponível para aceitar sugestões e partilhar experiências é uma forma de fidelizar o candidato


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TEXTO: EXPRESSO
FOTOGRAFIA: GETTY
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