Sycamore Gap, uma das árvores mais emblemáticas do Reino Unido, foi destruída num ato de vandalismo. Suspeito é um jovem de 16 anos
SAIBA MAIS
INTERNACIONAL
A icónica árvore Sycamore Gap, situada ao lado da Muralha de Adriano, na Nortúmbria, no norte de Inglaterra, e conhecida mundialmente por aparecer no filme "Robin Hood: Príncipe dos Ladrões", em 1991, terá sido derrubada na noite de quarta-feira (27) por um jovem de 16 anos no que “parece um ato deliberado de vandalismo”, disse o Comissário da Polícia Kim McGuinness.
A árvore, que se acreditava ter cerca de 300 anos, foi eleita em 2016 como “Árvore Inglesa do Ano” pela Woodland Trust.
Era uma das árvores mais fotografadas do Reino Unido, segundo o jornal "The Independent".
O alegado culpado foi detido, mas entretanto libertado sob fiança, “aguardando novas investigações”, refere um comunicado policial.
Os moradores afirmam ao jornal não ter ouvido nada “devido aos ventos fortes da tempestade Agnes”.
O "pub" Twice Brewed Inn, que fica “a poucos passos do local”, está a oferecer um vale de 1.500 libras (cerca de 1.700 euros) a quem tiver informações que levem à prisão e condenação da pessoa que cometeu o crime, destaca o "The Guardian".
A destruição da árvore está a gerar indignação “tanto por parte dos deputados, ativistas, como do público” em todo o mundo.
O superintendente da polícia de Northumbria, Kevin Waring, destacou: "Este é um marco de renome mundial e os eventos causaram choque, tristeza e raiva significativos em toda a comunidade local e não só".
A instituição Woodland Trust, em prol da conversação da natureza, fez uma publicação na rede social X (antigo Twitter), onde refere “uma perda verdadeiramente insubstituível”.
Anna Charlton, dirigente de uma empresa de turismo no Parque Nacional de Northumberland, descreveu à BBC, a árvore como “um emblema”. "Isto não é apenas vandalismo, é um ataque à natureza", disse.
Além da popularidade que detinha pelas suas aparições cinematográficas, a árvore era também um marco para muitos que deixavam pedras memoriais no local, lembra a BBC.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: RITA COELHO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->